dieta da pro

Venho aqui pra desmistificar (e até vender o peixe – literalmente) uma dieta que assusta muito. A famosa (e temida) DIETA DA PROTEÍNA!

Eu comecei ela, PASMÉM, durante o verão. Durante 7 semanas (completas, que emoção!) muita coisa mudou no meu corpo e na minha rotina. Eu dividi boa parte disso lá no meu Stories do Instagram @feortiz e no @eagoranutrinha, o que me ajudou a trocar ideia com um monte de gente sobre isso, trocar receitas, dividir angústias, falar com pessoas que já fizeram. Mas de longe, o que mais mudou em mim foi a minha CORAGEM.

Vou começar pelo começo. Eu era uma menina que me alimentava relativamente mal desde pequena. O que me ajudou muito durante a infância e adolescência foi o incentivo ao esporte desde cedo. Meus pais, formados em educação física (e meu pai que era atleta) sempre me colocaram pra fazer esporte. Durante a minha vida devo ter passado por quase todas modalidades. Vôlei, tênis, dança, natação, basquete, patinação, balé e o meu preferido, futebol. Por isso e pela minha genética, sempre fui magra e alta. Da adolescência pra vida adulta, comecei a me interessar mais por experimentar alimentos antes fora do cardápio. Me abri pro mundo gastronômico numa viagem de intercâmbio em Londres em 2006/2007. E a partir daí só gostei mais e mais. Mas como gostava muito de comer, comia bastante, sem controle, cheguei a inclusive ter um sinal amarelo de compulsão e por isso, descobrir o hipotireoidismo.

Como todo mundo na vida, a vida adulta começa a pesar. Já não se pode comer tudo de tudo e continuar com o mesmo peso e com a mesma saúde, emagrecer então se torna uma tarefa de gincana. Bom, hoje eu me alimento bem, procuro receitas saudáveis, tenho uma empresa de nutrição com a minha amiga nutricionista – o que me motivou e me fez entender muito mais sobre isso – e tenho uma rotina relativamente estável. O que faltava pra perder aquela barriguinha saliente que me deixa insatisfeita? Tentei algumas dietas e sem sucesso (pro meu objetivo), acabei conversando com a Paula (nossa nutrinha) sobre tentar algo mais restritivo. Inspirada pela minha mãe, que tentou e conseguiu perder 7 kg com a dieta da proteína, tentei uma primeira vez em junho de 2016. Fracassei em 3 dias. 2017 me inspirou e me deu o empurrão que faltava pra ter CORAGEM de tentar de novo, 7 meses depois. Me fui pro super, organizei tudo com a Paula pra saber que iria ficar devidamente saudável mudando drasticamente a minha alimentação, fiz meu calendário pra ir riscando os dias (o que ajudou MUITO), estudei sobre a dieta pra entender o que ela funciona no corpo e me FUI.

A dieta acontece em três fases, vou contar um pouco sobre:

Fase 1

Mais restritiva mas a que mais se perde também, eu perdi 4kg em 10 dias. Fora os quilos na balança, o mais importante pra mim era secar a barriga, desinchei MUITO na barriga, no famoso “papo” e até os meus seios (tam. 36) deram uma diminuída. É a fase mais difícil, por que o corpo te prega peças o tempo todo, mesmo depois de comer, te faz pensar em comida e “pedir” mais o tempo todo, essa é a fase que precisa ter um esforço mental maior! Mas dá! A gente se surpreende com incoerências da gente mesmo: largar a bebida alcoólica das festinhas era o meu maior desafio, foi onde eu achei que iria fracassar e acabou sendo o mais fácil dos desafios. Apesar disso, eu que não sou muito de doce, quase morri pensando em brownie, sorvete e um milk shake.

Fase 2

Nessa fase a dieta começa a introduzir os demais alimentos como frutas, cereais, carboidratos. Entra um tipo a cada semana. São ao todo 5 semanas. Na primeira, introduz uma fruta e libera legumes a vontade – a felicidade ao comer uma maçã (ou qualquer outra fruta) é impressionante <3. Na segunda, cereais, na terceira carboidratos e na quarta e quinta vai mudando a quantidade disso. Diz que essa faz com que tu perca os outros 50% do que falta.

Fase 3

É a fase mais tranquila de chegar, por que ela é basicamente minha alimentação normal. É a fase que vai manter o peso e que tu pode seguir pra vida. É super completa e super gostosa e dá pra de vez em quando dar aquela jacadinha responsável, sem perder o foco pra não ganhar o que nos esforçamos pra perder. Ela já não tem nada de contagem de dias ou semanas, ela tu pode seguir quanto quiser.

Eu realmente me surpreendi comigo mesma! Eu não imaginava que ia conseguir passar da primeira semana, juntei um monte de obstáculos que eu imaginava que não passaria e não teria coragem de superar. Superei e consegui completar. É impressionante como isso mudou com o poder da minha mente pra tudo hoje.

Duas dicas mais importante de tudo isso é:  viver de dieta, NÃO É SAUDÁVEL e faça a dieta pra alcançar os SEUS objetivos, não faça pra e por ninguém, okay?

Ah, caso queiram saber mais sobre a dieta que eu fiz, a Paula, minha nutricionista, fez um pdf explicativo de tudo, é só clicar AQUI pra baixar. Lembrem que é sempre bom pedir ajuda pra uma nutricionista ou consultar com uma nutricionista, pra avaliar peso, rotina, medidas pra saber se essa dieta é ideal pra ti. Ela pode não ser e pode te fazer mal. E nada é mais importante aqui do que ter saúde, não é mesmo?

Beijão e vamos que vamos! Saúde sempre!

Fê Ortiz.

Instagram ATL Girls