cardapio dieta

Se você tá pensando em fazer uma dieta mas sempre espera a próxima segunda pra tentar dar aquele pontapé inicial, esse post é pra você. Começar a dieta é uma das coisas mais difíceis do mundo, não é? É um misto de preguiça, de auto convencimento, de sabotagem… Parece missão impossível!

Há pouco mais de um mês, eu acabei uma dieta restrita do demônio. Foram praticamente 2 meses e um pouquinho – e 06 kg a menos na balança – na dieta da proteína. Eu já tenho uma alimentação saudável no meu dia-a-dia mas ainda tinha aquela barriguinha que me incomodava e eu decidi que queria perder. Confesso que foi uma experiência e tanto, e não só no ponto de vista de alimentação, mas mentalmente falando. Essa dieta mexeu com muitas coisas dentro de mim. Eu me descobri dedicada, corajosa, mais organizada do que imaginava e com uma força de vontade que eu imaginei nem existir. Uma dieta, seja ela restrita como a minha ou não, mexe muito mais do que apenas o seu corpo, mexe com você e por isso, precisa ser bem pensada. Por que eu falo isso? Por que se alguém tivesse dividido isso comigo antes, talvez minha dieta fosse mais fácil.

Então, anota aí as 5 dicas fundamentais pra você tirar aquela dieta do papel:

#1 Repense a necessidade e os objetivos

Você precisa conversar consigo mesmo e alinhar alguns pontos e fazer combinados que irão te ajudar como suporte durante todo o período da dieta. Você precisa mesmo fazer dieta? Você está disposta a sair da zona de conforto alimentar? Existem objetivos que você consegue atingir de outra forma, como por exemplo, incluindo atividade física mais vezes durante a semana. E uma última consideração, faça dieta apenas por VOCÊ, por que VOCÊ quer.

Pense, repense e decida.

#2 Coloque prazos e metas

Alimentação saudável é importante todo dia. Mas estar sempre de dieta não é legal e nem saudável… Combine prazos e metas para sua dieta e ao atingi-los, volte para sua alimentação saudável. Caso não tenha uma, é importante aprender, lembre que não existe milagre, para mudar o seu corpo você precisa mudar seus hábitos definitivamente!

Algo que me ajudou MUITO foi colocar um calendário na geladeira, onde eu ia riscando cada dia a menos pra terminar. Assim, eu me sentia mais próxima do fim e me incentivava a continuar focada por que faltava pouco pra atingir meu objetivo.

#3 Vá ao supermercado antes de começar

Antes de começar a sua dieta, faça uma lista com os alimentos que estão no teu cardápio e vá ao super comprá-los. Você vai ver como ter tudo que você pode comer disponível na sua geladeira, facilita passar por cima daquela tentação de estar com fome e não ter o que você pode comer. Outra dica legal é buscar receitas que trazem os mesmos alimentos em apresentações diferentes (e assim não enjoar do cardápio que, às vezes é super restritivo).

#4 Organize sua rotina

Faça marmitas, organize os lanchinhos em potes, separe uma estante na geladeira, imprima receitas pra inovar no cardápio, faça um plano com o menu da semana. Organização é TU-DO numa dieta.

Deixe em uma estante da geladeira as comidas já prontas (o pote com arroz integral, o pote com carne moída, o pote com massa integral, as saladinhas, o feijão), aí assim, na hora de montar o cardápio do dia, fica bem mais fácil e rápido a organização.

Quando eu saio de casa, já vou com minha sacola com todas as minhas refeições, assim eu sei que durante todo dia, eu tenho tudo que preciso pra me alimentar e não preciso correr atrás de nada. Confesso que: fazer marmitas virou meu novo hobbie ♥

#5 Procure uma nutricionista

Último, porém, não menos importante. Nunca nunca nunca (ufa, mais um, nunca) faça uma dieta sem acompanhamento de uma nutri. Nunca! Mesmo! Como falei lá no início, a dieta mexe muito mais do que apenas com teu corpo. Pode ser aquela dieta mais restritiva do mundo, pode ser a menos, pode ser a de revista, pode ser a da colega de trabalho, leva pra tua nutricionista e pede pra ela adaptar pra ti, conferir se tu pode fazer, organizar ela da melhor forma pras tuas necessidades. Ela é quem vai te ajudar a comer as quantidades ideais, te dar dicas de receitas, te manter motivado, adaptar tudo para o que você gosta – e precisa – e deixar a dieta mais leve e com a sua cara!

Existem um milhão de coisas que uma dieta mal feita ou não acompanhada podem acarretar, ninguém aqui precisa ficar doente pra conseguir o que quer, não é?

Nutri é amor e ela deve ser tua melhor amiga nesse caminho!

Espero que isso ajude vocês!

Me chamem pra trocar ideias, vou amar ajuda-las. :]

Fê Ortiz.

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