prato vazio 2

Ganhando cada vez mais espaço no discurso dos famosos e nas pautas dos blogs sobre emagrecimento, o jejum intermitente já pode ser considerado o trend de 2017. Como todas as dietas restritivas e até meio malucas que vemos por aí, é preciso entender primeiro como ela funciona, porque é benéfica e quais os efeitos colaterais. Além do emagrecimento, já existem pesquisas com ratos e camundongos (sim, isso mesmo!) que demonstram que o jejum intermitente têm efeitos benéficos em distúrbios relacionados à idade, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e em distúrbios neurológicos tais como a doença de Alzheimer e o Parkinson.

Vamos entender melhor essa história então: o que exatamente é o jejum intermitente?

É um padrão alimentar onde se intercala longos períodos de jejum com períodos de alimentação normal. O jejum pode ser de 12h, 16h, 18h e até 24h. O jejum de 12h é o mais comum e normalmente são realizados de 2 a 3 vezes por semana. Nele você pode fazer a última refeição do dia normalmente e depois passa direto para o almoço do dia seguinte.

Como funciona? Essa dieta normalmente é pobre em carboidratos (muito baixo ou zero) e rico em proteínas e gorduras. O indivíduo pode comer bacon e ovos por exemplo, às vezes em grandes quantidades, mas não pode ingerir nenhum tipo de carboidrato seja simples ou complexo. O que acontece no corpo é o seguinte: com uma ingestão alta de gorduras e proteínas, o indivíduo se sente saciado por um período maior de tempo, fazendo com que o jejum seja um processo natural já que ele não vai sentir tanta fome.

Uma das principais regras do jejum intermitente é essa, comer única e exclusivamente quando estiver com fome.

Como eu gosto muito de dizer para nossas pacientes, todo, TO-DO processo restritivo ou muito carregado PRECISA de acompanhamento de um médico ou nutricionista. Alguns efeitos colaterais de uma mudança dietética drástica como essa são desmaios, hipoglicemia, sonolência e fraqueza intensa. Não brinque com a sua saúde, o jejum intermitente pode ser benéfico pra você mas apenas quando bem feito e acompanhado.

Duas dicas: nunca tente fazer grandes mudanças sozinho e se ame e se respeite acima de tudo, sempre!

Super beijo, Paula Pinto.

Instagram ATL Girls