fim de namoro mari

Decidir terminar um namoro é como usar aquele shampoo vazio, que quase não tem nada dentro. A gente coloca água nele, na esperança de que vá funcionar e de que possa lavar o mínimo possível o nosso cabelo, mas não lava e não limpa… E acaba. Uma hora o shampoo acaba, não importa o quanto você adie e o quanto você fique se enganando com restos de shampoo e água. Relacionamentos também acabam. Pessoas se desapaixonam e mudam. Coisas da vida.

Mas por que mudar é ruim? Essa história já começa pelo fim, só pra fugir dos padrões. Engraçado, eu sempre gostei dos fins. Eles sempre me ensinaram muito, sempre me obrigaram a amadurecer. Inclusive, relacionamentos começam e terminam por causa das mudanças. Ás vezes você começa a se relacionar com alguém que tem os mesmos sonhos, desejos e perspectivas que você, mas infelizmente (ou felizmente) a vida passa a encaminhar vocês para lados opostos, as pessoas mudam durante um relacionamento. E quando você ama alguém é muito difícil de enxergar as coisas com tanta clareza.

Quando terminei, me perdi. Por onde eu ia começar depois de namorar por tanto tempo? Eu nem lembrava como era ficar só. Eu me perguntava em que momento as coisas tinham mudado e por algum tempo eu insistia em culpar todos pelo meu término, porque era difícil voltar meu olhar para mim e perceber que eu também tinha defeitos, que eu também tinha errado. Então é muito mais fácil culpar a vida, ou o destino, ou o seu ex-companheiro. Esse exercício de olhar para si é importante para você e até para seus futuros relacionamentos. Faz bem se conhecer. Nós precisamos disso. Se você não for íntimo de você mesmo, como espera que alguém algum dia seja?

Quando eu percebi que o meu relacionamento já não me fazia bem e não fazia bem para a pessoa que estava comigo, eu tive que buscar a minha felicidade. A gente passa a vida inteira procurando a nossa felicidade nos outros… Ah, se a gente soubesse onde ela fica guardada, não perderíamos tanto tempo sendo infelizes na procura de uma falsa felicidade, vazia e supérflua. Sempre tenha em mente que a sua felicidade não pode depender de algo que você pode perder. Eu descobri isso da pior forma. Ficando só. E daí durante o namoro, você acaba sobrecarregando a pessoa que você ama e que te ama porque acha que a sua felicidade depende dela e a sua tristeza também, mas ninguém tem o poder de te abalar, a menos que você permita.

E quando eu terminei eu descobri que eu tinha mais amigos do que eu lembrava que tinha, e que por muito tempo eu não valorizei a amizade deles. Quando eu terminei, eu lembrei que tinha deixado uma porção de livros empoeirados na minha estante, eu lembrei que a minha família era o meu tripé, o que me mantinha em pé. Quando eu terminei eu continuei indo ao cinema, eu continuei lendo, eu continuei assistindo as minhas séries. Quando eu terminei, eu senti saudade. Claro que eu senti. Mas eu senti alívio, alívio porque eu lembrei que dava pra sorrir de novo, da mesma forma. Eu lembrei que dava pra continuar saindo com meus amigos, indo às mesmas festas que eu ia, eu lembrei que dava pra ser feliz, só. Só comigo. Eu me chamava pra sair. Me levava pro cinema. Meu relacionamento sério, era com os meus interesses, minha preocupação era em me conhecer melhor, pra depois deixar que alguém conhecesse também.

Ao terminar eu descobri que precisava ficar só. E descobri que ficar só não era ruim. A solidão é assustadora porque te obriga a encarar seus medos na cara, mas encarar os seus medos quer dizer sair da sua zona de conforto e sair da sua zona de conforto é sinônimo de estar pronto e aberto à coisas novas, e tem alguma coisa melhor do que novidade? Términos não precisam ser eternos. Ás vezes a gente só precisa se redescobrir pra que em algum ponto da vida, quem sabe, aquela mesma pessoa que mudou e que a vida tratou de tirar do nosso caminho, apareça bem ali, novamente, em uma outra estrada, em uma outra época, e talvez os sonhos e perspectivas de vocês, sejam os mesmos de novo. A vida não é uma caminho paralelo, ela se cruza em muitos lugares diferentes, e vez ou outra a gente acaba conhecendo novamente as mesmas pessoas, mas em momentos diferentes da nossa vida e isso, amigos, faz toda a diferença.

Instagram ATL Girls