madaya mom

A Marvel não para de surpreender e continua abordando conflitos mundiais em seus quadrinhos. A história mais recente da empresa, que pertence a Disney, foi um retrato sobre a fome em Madaya, uma cidade da Síria. A ABC News, em parceria com a “Casa das Ideias”, criou então: Madaya Mom, um gibi digital lançado neste mês. A história abordada nos gibis foi baseada em histórias reais, retiradas de blogs da ABC News com relatos de uma mulher que vivencia diariamente a crise alarmante de fome que assola Madaya.

Então foi criada a protagonista do quadrinho, a partir dessas histórias e vivências, a “mãe de Madaya” tem cinco filhos e mora com a família em um ambiente de guerra. E ela não é só uma mãe ou só uma família, mas é uma representação de todas as mães e famílias que passam por esse momento agora. E entre seus superpoderes estão o instinto maternal e a resistência sobre-humana.

A personagem começa a história com um relato tocante sobre a fome que ela e seus filhos tem passado, “hoje nossa única refeição foi arroz e sopa de feijão. Nossos corpos não estão mais acostumados com a alimentação”, diz ela, e continua, “meus filhos estão ficando doentes, com fortes dores no estômago por causa da comida, pois seus corpos não conseguem digerir e absorvê-la, pois ficaram com fome durante muito tempo.”

O croata Dalibor Talajic, foi o criador de Madaya Mom. Ele já era conhecido por trabalhar com personagens da Marvel, como X-Men, Motoqueiro Fantasma e Deadpool. Dalibor, em entrevista à National, disse que seu objetivo não era fazer um quadrinho sobre a guerra, mas com um ponto de vista civil, onde realmente somos impotentes.

Entenda o contexto:

Madaya é uma cidade Síria que tem pouco contato com o mundo externo, por estar tomada pelo governo desde 2015. Desde que o presidente da Síria, Bashar al-Assad, adquiriu o controle do exército de Madaya, dezenas de pessoas morreram de fome e desnutrição.

Instagram ATL Girls