traicao-masculina

Quando você pensa em corrupção a primeira coisa que vem à sua cabeça é política, certo? Corrupção vem do verbo corromper que em latim significa apodrecer. Quando não temos vergonha das nossas atitudes tendemos a ser corruptos. Sempre que somos éticos, sabemos que somos éticos e o mesmo pra quando não somos. Um exemplo disso é que diminuímos o tom de voz pra fazer uma fofoca ou falar de alguém e procuramos o professor quando estamos colando.

tumblr_n7d1zhrD791smcbm7o1_500

Falam sobre como o mundo tá chato. Se alguém faz uma piada ou comentário preconceituoso, racista, homofóbico, gordofóbico ou misógino eu preciso me posicionar. Ser ético envolve ser chato, às vezes. Muito da falta de ética das pessoas é consequência de uma infelicidade geral da sociedade. Eu só me preocupo com a vida alheia quando a minha tá ruim. Atrás de um fofoqueiro existe um ressentido, atrás de um homofóbico existe um mal resolvido, atrás de uma pessoa ácida e cruel existe alguém absolutamente infeliz e miserável.

Você precisa largar essa mania de perseguição. Ninguém aqui é seu inimigo ou sua inimiga. Adulto não tem inimigo, no máximo tem umas inimizades aqui e ali. Você precisa crescer. As nossas preocupações no fim do mês não são te ver infeliz, mas envolvem pagar a conta do telefone pra entrar o pacote de 3G ou pagar aquele bom e velho carnê da Renner. Ninguém gosta de pessoas cansativas. Se liga ou vai acabar ficando só.

Você que esconde o celular da namorada ou do namorado. Você que sai por aí querendo provar que pode fazer o namorado da fulana e da ciclana se apaixonar por você, você que finge que está dormindo quando entra um idoso ou deficiente no ônibus, você que pega aquele dinheiro escondido daquela carteira que tá perambulando pela sua casa, você que vai escondido naquela festa e pega geral enquanto aquela pessoa que você diz amar, acha que você está em casa, você que fica espalhando pra meio mundo os ‘nudes’ que aquela guria te mandou. As pessoas não gostam de você. Ninguém te acha legal ou especial. Ninguém te acha uma pessoa boa. Todo mundo sabe que você é um baita moralista de cueca. Você não é esperto, é mau caráter. Uma hora é bom virar adulto, sabe? Procurar ter um pouco de respeito pelas pessoas, faz bem. Principalmente se você, como eu, acredita que a vida realmente dá voltas e as coisas ruins que fazemos sempre acabam voltando pra nós.

Criticamos os sistemas sem perceber as nossas pequenas corrupções (não estou dizendo que um erro justifica o outro), mas a gente costuma esquecer – por conveniência, as vezes – que, por exemplo, o governo é um reflexo da sociedade.  E a nossa sociedade costuma trabalhar naquela velha lógica do jeitinho brasileiro, do “não dá nada”.

Pois saiba que dá sim, meu velho e minha querida amiga. Você não é um espertinho ou uma espertinha, é só mais um egoísta sem ética.

Instagram ATL Girls