mari felicidade

O que é felicidade pra você? Sei que, possivelmente, a resposta será diferente para cada um.

Talvez eu nunca entenda porque a felicidade atualmente depende mais do “ter” do que do “ser”. A lógica de felicidade na sociedade atual é essencialmente capitalista. As lojas viraram farmácias, onde o melhor remédio para o seu problema, tristeza, frustração ou depressão é comprar. Bauman dizia que já não somos sujeitos que compram, mas objetos de consumo. O problema é que devido ao desejo de sempre querer mais, a vontade acaba levando ao sofrimento.

Nós nunca estamos satisfeitos com uma única coisa.

Mas quem nos convenceu de que devíamos buscar essa felicidade? Por que nos esforçamos tanto assim para nos sentirmos felizes? A felicidade tem vários significados, pelo menos na filosofia e na religião. Hoje ainda há quem acredite na ideia de beatitude, que é o estado constante de satisfação e de felicidade plena, como os cristãos pensavam em felicidade na antiguidade, na idade média e até o começo da idade moderna. Os estoicos enxergavam a felicidade como a paz e a tranquilidade da alma. Há quem acredite que é difícil associar a felicidade à certas religiões, uma vez que elas exigem que abdiquemos da própria felicidade para então encontrarmos no “céu” ou “paraíso” a verdadeira felicidade. Atualmente a felicidade a qual o mundo faz exigência, é muito ligada ao mundo burguês. Burguês, que, por definição é aquele que cria um mundo no qual quer viver. Podemos dizer, então, que as redes sociais criam uma certa banalização da felicidade, e facilitam reproduzirmos essa ideia de falsa felicidade.

As pessoas transformaram as redes sociais em uma maneira de comunicar ao mundo, a vida brilhante que, grande parte delas não têm. A internet é o lugar da coragem. Lá todo mundo é o que quer e faz o que bem quiser. Todos levam uma vida maravilhosa, todos comem maravilhosamente bem. Estamos criando uma sociedade de pessoas infelizes que querem desesperadamente obter curtidas que garantam para os outros que elas são felizes.

Você já pensou que a infelicidade pode ser consequência dessa necessidade que a gente tem de estar sempre feliz para os outros? A necessidade de postar fotos afirmando que está feliz é um dos maiores sinais de infelicidade e insatisfação, diria um médico. Cria-se uma ideia de que se você não parece feliz, ou é infeliz, você é incompetente, quando na verdade alguém que é muito obcecado pela felicidade, será um neurótico, obsessivo e muito provavelmente, será infeliz. Quando falamos de tristeza, precisamos entender que o ser humano foge da dor, evita o sofrimento, a dor, evita a morte. Basicamente, a busca desenfreada pela felicidade está associada a ideia de que a tristeza, o sofrimento e a dor são ruins, mas não são. Eles são sentimentos como outros e, mais do que isso, são necessários para a nossa formação emocional e social. É um paradoxo. Precisamos do ruim para saber que o bom é bom.

A infelicidade não deixa de ser um vício. Oscar Wild já dizia que o tédio é o único pecado para o qual não existe perdão, isso é infelicidade, pra mim. É quando deixamos a nossa vida cair no tédio. Eu tenho essa mania insuportável de comodismo. Costumo me jogar sem previsões de retorno em eternas zonas de conforto por aí. Em contraponto a felicidade também vicia. Hoje em dia, felizmente, posso falar que sou usuária dessa droga que chamam de felicidade.

A felicidade é consequência de uma libertação do julgamento do mundo. Precisamos encontrar aquela linha tênue entre o que eu quero pra mim e o que o mundo quer pra mim. Vocês podem achar que é prepotência minha chegar aqui despejando sobre vocês o que eu acredito ser felicidade. Não me entendam mal. Não possuo as verdades absolutas do mundo, uma vez que até a verdade é algo diferente pra cada um. Só não encontro sentido nessa mania que temos de insatisfação. O ser humano, na verdade, procura ser infeliz. Reclamamos do calor, do frio, do nosso emprego, reclamamos da falta de tempo e da falta de dinheiro e passamos a vida inteira culpando os outros pelos nossos fracassos e pela nossa preguiça, sem perceber que as nossas infelicidades são consequências das nossas atitudes (ou da falta delas). Não se esqueça que você se torna eternamente responsável por aquilo que cativas. Eu costumo dizer que a felicidade é uma escolha que podemos tomar todos os dias, então escolha a felicidade, vai te fazer um bem danado.

Levanta a cabeça e vai ser feliz de uma vez!

Instagram ATL Girls