atl girls antes de eu morrer

E se você soubesse que tem os dias contados? Largaria aquele emprego que te faz infeliz? Mandaria aquela mensagem finalmente admitindo que ama alguém, e que gostaria de ama-la(o) até o seu ultimo suspiro? Investiria a sua reserva de recursos em uma volta ao mundo? Perderia o medo de pular de bungee-jump? Se soubesse do pouco tempo que tem, aprenderia o tão amado italiano? Jogaria as velhas cartas e contas fora? Arredaria os móveis da sala, e passaria a tarde dançando? Diria não pra sorvete? Assumiria uma dieta só de pizza? Antes de morrer, o que você faria?

20

E se você soubesse que tem os dias contatos?  Trocaria farpas na internet? Brigaria com a sua mãe? Tentaria mudar o jeito do seu pai? Não emprestaria aquela calça para sua irmã? Caso não houvesse muito tempo, evitaria porres por conta da ressaca? Controlaria as risadas em público? Acumularia mais horas de reunião ou horas com seus filhos? Você teria finalmente disposição para ir surfar ou andar de cavalo? Colecionaria cupons fiscais ou cartões postais? O que você faria?  Preocupar-se-ia com estrias e celulites, ou contaria marcas de sorriso em volta dos olhos? Você olharia mais nos olhos dos seus amigos, ou seguiria encarando a tela do seu iPhone de última geração? Arrastar-se-ia por quilômetros ou apreciaria a paisagem? O que você faria?

73

Se os minutos estivessem lhe escapando pelos dedos, você acharia “bobos” os seus planos de mudar o mundo ? Caso descobrisse que não estaria aqui por muito tempo, daria “oi” para as pessoas na rua? Seria gentil com estranhos? Tentaria ajudar alguém sem olhar a quem? Se o tempo fosse pouco, você teria medo de amar? Resumiria DRs? Se soubesse que não teria muito tempo do lado da pessoa amada, você implicaria com a toalha em cima da cama, ou tomaria mais banhos juntos? Você faria amor sob as estrelas? Abriria mão da sua curiosidade por conta do seu medo? E se ao olha para trás, e sua vida fosse um filme, valeria a pena de ser assistido? E o seu livro, aquele que conta a história da sua vida, a coleção dos seus feitos, experiências e aventuras? Seria um best-seller? Ou juntaria poeira numa prateleira qualquer?

24

A grande maioria de nós acha que tem muito tempo neste plano, e por isso projeta suas grandes alegrias para um futuro distante. Talvez por uma dificuldade de encarar a nossa própria mortalidade ou o fato de como a vida sabe ser imprevisível. Por isso andamos apenas no lado seguro da estrada, achando que as aventuras são ambições infantis, esquecendo que crianças sim, estas sabem aproveitar cada minuto do momento presente. Preocupamo-nos eternamente com o futuro, enquanto a vida passa e fazemos tão pouco do hoje, do agora. Carregamos uma bagagem pesada, arrastando-a pelo resto dos dias, contabilizando ressentimentos e arrependimentos.

Talvez pensar sobre o tempo que temos, não deveria fazer preocupar-nos com a morte, mas sim, zelar pela vida. Aproveitá-la. Não é clichê dizer que todos nós estamos com os dias contatos, e que o amanhã não é garantia de ninguém. E esta é uma realidade a ser encarada com coragem e alegria. E que aceitar esta realidade, é também não aceitar que levianidade de nossos compromissos diários, torne-nos passivos com a nossa existência. Você veio ao mundo para viver ou para sobreviver?

Faça-se um favor. Faça mais do que simplesmente existir.

25

Mergulhe na onda. Abrace o vento. Beije na boca. Ria até doer a barriga. Encontre seu senso contemplação e maravilhamento. Diga que ama alguém. Porque no fim de tudo, a gente só se arrepende mesmo das chances que não teve ou não apostou. Então antes de morrer, viva.

antonianodiva.com.br 

PS¹: Antes de morrer, eu também quero pintar o cabelo de azul.

PS²: As fotos deste post são o registro de um projeto do animador Ângelo Valente e da gerontologista Sofia Nunes, que fizeram a pergunta “O que você gostaria de fazer antes de morrer?” para um grupo de idosos que moram no centro comunitário em Aveiro, Portugal. A iniciativa teve inspiração no projeto artístico Before I die, divulgado pelo blog A soma de todos os afetos.

Instagram ATL Girls