menino-brincando-de-boneca-004

No último final de semana um homem abriu fogo contra várias pessoas que estavam em uma boate. Esse homem, segundo seu próprio pai, foi motivado por ter visto um casal homossexual se beijando em frente ao seu filho e sua mulher.

Há algumas semanas um grupo de mais de 30 homens estuprou uma jovem.

Ainda nesse mês, Biel foi denunciado por assedio por uma repórter que estava entrevistando o cantor.

O que temos em comum nisso tudo?

MACHISMO.

Palavra que estamos ouvindo falar muito nos últimos tempos e temos que falar ainda mais, e sabe por que? Coisas importantes acontecem quando algo grande ou de muita importância vem à tona (é triste, claro que sim, mas é a realidade). Cito como exemplo o incêndio na boate Kissque aconteceu em janeiro de 2013, onde 242 pessoas morreram e mais de 680 ficaram feridas. A legislação foi revista e no RS uma nova lei estadual foi aprovada. É por esse motivo que devemos falar e falar muito, para que crimes como esses não sejam cometidos e outras famílias não sejam devastadas por algo que podemos começar a praticar dentro das nossas casas.

pray for orlando

Muitas vezes nem percebemos o quanto o machismo está presente no nosso dia a dia, não só homens, mas também muitas mulheres tem atitudes machistas.  E onde tudo isso começa? Começa dentro de casa, na escola, na família, no círculo de convivência. Começa como um simples: “ah, esse garoto vai ser pegador!“, “azul é de menino, rosa de menina!“, “meninos não choram“, “menina não pode jogar futebol“… E muitas vezes fazemos isso sem maldade, mas isso tudo tem uma grande influência no futuro dessas crianças.

No post “Guri de rosa. Guria com bola. Pelo fim do preconceito” falamos um pouco mais sobre isso!

As crianças são puras e estão aprendendo o que é viver, se alimentar e se comunicar, e sabemos que as crianças aprendem brincando. Nos últimos dias uma pequena situação que aconteceu em minha casa me tirou o chão. Meu filho insinuou que era um bandido e que eu deveria ficar quieta. Ao compartilhar isso com algumas mães, tive que ler que isso era normal e até inevitável. Como assim? Uma criança de 3 anos dizendo que é um bandido. O que tem de normal nisso?

Não assisto a noticiários nem novelas. Já com meu filho, evito que assista desenhos que tenham violência. Mas por que não pode assistir? Ele é menino, é normal que goste de brincar de lutas e armas. Por que os meninos podem brincar de algo tão ruim? “Isso será útil no futuro” diz uma psicóloga em uma matéria que li. Útil? Brigar e usar armas é algo útil para o futuro de uma criança?

Sou mãe solteira e moro sozinha com meu filho há mais de 2 anos. Ele repete muitas das minhas atividades de rotina, como cozinhar e lavar a louça e se diverte muito fazendo isso enquanto, ao mesmo tempo, está aprendendo. Quando meu filho me vê pintando as unhas com esmalte e pede para que eu faça o mesmo nele, eu não digo que é coisa de menina, mas sim que é coisa de gente grande e quando ele crescer ele vai poder fazer isso.

menino brincando de boneca gif 001

Crianças devem ser tratadas de formas iguais para elas mesmas compreenderem o que querem para suas vidas. Cabe a nós, pais, professores e famílias, direcionar esse caminho. Se hoje você não reprime um comportamento agressivo no seu filho, como no futuro vai conseguir dizer que é errado? Se eu não dissesse ao meu filho que brincar de bandido é errado e ele vier a cometer algum crime, como vou dizer que ainda é certo?

Menino brincando de boneca não é errado, ele está aprendendo a cuidar de uma mulher ou do seu futuro filho. Menina jogando bola não é errado, ela pode querer tornar isso uma profissão. Erradas são atitudes que se eles fizessem quando adultos, seria um completo absurdo. Então por que em uma criança isso seria normal ou aceitável? É nisso que temos que pensar e repensar todos os dias.

As tragédias e crimes que estão acontecendo são terríveis, não é? Nenhum de nós deseja que isso possa voltar acontecer, muito menos com nossos filhos ou pessoas próximas a nós, correto? Então precisamos mudar, precisamos parar com toda essa divisão de gêneros, agressividades e virilidades masculinas na educação dos nossos filhos.

Não se esqueçam que o futuro dos nossos filhos está em nossas mãos, na educação que passamos para eles. Faça a sua parte e vou estar aqui fazendo a minha!

E para continuarmos esse assunto, tem uma matéria lá no blog Fofoca de Mãe sobreCoisas que os pais devem fazer para acabar com o machismo“, tenho certeza que você vai repensar muito mais no que está fazendo.

Beijos pipooow e não se esqueçam de fazer a sua parte!

Instagram ATL Girls