mães no exército

Em pleno 2016 e a gente sabe que, infelizmente, amamentar em público ainda é tabu.

Foi pensando nisso que a fotógrafa ganense americana Vanessa A. Simmons, criou o projeto Normalize Breastfeeding (“normalizar a amamentação”), com o objetivo bem autoexplicativo. Vanessa começou a fazer ensaios de mães amamentando, e um deles – que surgiu por acaso – acabou se destacando: ele trazia mães militares dando de mamar aos filhos.

“A primeira imagem que tirei foi em San Diego, [onde mora]. Agendei um ensaio em família com a mãe que estava servindo o exército no dia. Junto do marido, me encontrou após o trabalho, mas ainda vestindo o uniforme. Ela planejava trocar de roupa em um hotel próximo de onde estávamos, mas o bebê queria tomar leite. Assim, enquanto ela amamentava o filho, pedi a sua permissão pra fotografar o momento”, conta a fotógrafa.

As fotos, feitas em 2015, receberam muitas críticas na época, quando foram postadas pela primeira vez  na fanpage da Normalize Breastfeeding. Agora, tendo passado um tempo, Vanessa resolveu publicar o ensaio novamente, acompanhado do seguinte texto:

É engraçado como as coisas são. No ano passado pediram pra eu tirar do ar as fotos de mães militares dando de mamar em público. Mas hoje é hype.

A fotógrafa disse que aprendeu que muitas mães do exército não recebem apoio para amamentar os filhos depois que voltam da licença.

Gostaria que as pessoas enxergassem a força das mulheres que servem o nosso país, enquanto servem as suas famílias simultaneamente.

Carol, umas das participantes desse ensaio, falou sobre o desafio de amamentar.

Sempre quis ser mãe e assim que descobri que estava grávida, me senti muito comprometida com a ideia de amamentar o mais tempo possível. Como uma força ativa no exército não é fácil amamentar o bebê de 11 meses porque tirar leite com a bombinha leva tempo e motivação. Depois de nove meses, não sobrou nada. Todavia, não estou emocionalmente preparada pra desmamar o meu filho.

Instagram ATL Girls