mms

Ah, para né? A gente sabe que não é bem assim.

Mas é como, então?

Já é de conhecimento público o crime monstruoso que ocorreu na periferia do Rio de Janeiro. Mais de trinta homens drogaram e estupraram uma menina de 16 anos. O horror não para por aí não. Eles filmaram seu corpo nu, ferido, violado e inconsciente, fotografaram, debocharam do estado deplorável pós estupro. As imagens foram cruelmente veiculas em redes sociais. As especulações e teorias são muitas. Que ela era mulher de um dos criminosos e o traiu. Que ela foi até o local pra encontrar com um e foi rendida por outros… Seja qual for o verdadeiro contexto, NADA mudará sobre o trauma e a brutalidade dessa atrocidade. Não há meio de hoje, como mulher, não sentir a dor, repulsa e medo ao ler uma notícia dessas.

Dentro dessa questão, surgiram as manifestações femininas na internet. Mulheres de todos os cantos do Brasil, indignadas e feridas tomaram voz e disseram: TEMOS MEDO DE HOMENS. E não se deve ter? A cada ONZE MINUTOS, uma mulher é estuprada no Brasil. O que me chama atenção é o engajamento masculino em deixar demarcado “NEM TODO HOMEM É ESTUPRADOR”. O homem anda se importando tão pouco com a segurança masculina, que a indignação por uma generalização lógica, é INFINITAMENTE MAIOR do que indignação com um ESTUPRO COLETIVO. Ah, a honra masculina.

“Tá, mas então vocês acham mesmo que todo homem é estuprador?”

NÃO! NÃO! NÃO!

Mas se deve levar em conta que  a cultura do estupro é tão enraizada na nossa sociedade patriarcal, que TEMER um homem é apenas um ATO DE DEFESA. É necessário. Temer um homem, pra nós, é QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA.  Quer entender melhor? Vou explicar de maneira didática.

Imagine que você tenha  um saco de m&m’s:

large

Dentro desse saco, 99% do conteúdo são deliciosos confeitos de chocolate. Não fazem mal, você pode comer quantos quiser, são inofensivos. Mas 1% dos m&m’s contém veneno dentro, comendo um você pode morrer.

Então eu te pergunto:

Você arriscaria em comer os m&m’s sem medo? Você ficaria tranquilo, mesmo sabendo que a quantidade de m&m’s envenenados é pouca perto dos m&m’s bons?

NÃO, NÉ? Afinal, como você vai saber?

Parece bobo, mas é assim que funciona o MEDO DE HOMEM. Nós tememos homens por nunca sabermos qual deles irá nos ferir. Qual deles poderá nos estuprar. Qual deles nos violará. QUAL DELES NOS MATARÁ. Não é exagero. Segundo o  Sinan (Sistema de Agravos de Notificação)  em 70% dos casos, o estuprador é conhecido da vítima.  11,8% dos casos, o agressor é o pai; 12,3%, o padrasto; 7,1%, namorado; por fim, 32,2% amigo.

Nem todo homem é estuprador, mas a lógica do estupro é tão presente nas nossas vidas, que sim, nós tememos todos os homens. Saiba que nenhuma mulher vai colocar uma faixa no seu pescoço, lhe entregar um troféu de ouro com seu nome gravado em agradecimento. Se você é HOMEM e não é um estuprador, VOCÊ NÃO FAZ MAIS QUE A SUA OBRIGAÇÃO.

Instagram ATL Girls