pés saltos 2

Vou contar quatro fatos recentes pra vocês:

FATO 1: Ano passado, algumas mulheres foram impedidas da entrar no Festival de Cannes por não estarem usando sapatos de salto, uma obrigatoriedade do dress code do festival. Esse ano, algumas atrizes como Julia Roberts, Kirsten Stewart e Sasha Lane entraram no festival, que aconteceu no último final de semana, de pés descalços como forma de protesto para expor a desigualdade de gêneros, já que o dress code masculino não coloca em risco a saúde física dos homens e um salto alto usado a noite toda, qualquer mulher sabe que pode machucar – e muito.

julia_1

FATO 2: Uma recepcionista inglesa foi suspensa do trabalho por se recusar a usar salto alto. A vaga exigia que a funcionária usasse saltos de 5 a 7cm de altura e ficasse trabalhando em pé por 9h. Com isso, ela criou uma petição online pedindo fim à lei que permita as empresas britânicas o direito de demitir funcionários por não seguirem códigos de vestimenta. Ela conseguiu mais de 100 mil assinaturas e o Parlamento Britânico teve que colocar o assunto na pauta. Essa moça na foto aí em baixo é ela.

438944-

FATO 3: Recentemente, uma foto de uma garçonete canadense bombou nas redes sociais, pois ela mostra os pés cheios de sangue após passar horas trabalhando de salto, algo que fazia parte do uniforme que ela era obrigada a usar durante o expediente.

pes-sangrando-768x537

FATO 4:  Ashley Olsen, uma das Olsen Twins, agora é estilista e apoia mulheres que não querem usar salto – as duas irmãs já usam flats na maioria dos eventos que participam e na nova coleção de sua marca elas provam que é possível ser elegante sem salto, sim.

475549368_10

Dito isso, lembramos que até o século 19 as mulheres usavam incondicionalmente uma peça chamada espartilho, algumas delas tão apertadas que prejudicavam a saúde e realmente machucavam as moças. Tudo isso para afinar a cintura, algo que era considerado elegante na época. Não te lembrou nada? O salto alto tão usado hoje em dia realmente deixa as pernas mais torneadas e é considerado elegante e também pode machucar bastante. Tá na hora de começarmos a falar sobre isso!

espartilho1

Não são poucas as vezes que a obrigatoriedade do uso do salto para mulheres acontece, e mesmo quando não é obrigatório, usar flats nem sempre é socialmente aceito, o que inibe muitas mulheres a se sentirem mais confortáveis em prol de uma convenção social de vestimenta (ou você lembra de ir em um casamento formal de rasteira?).

giphy (2)

Então, como mulher, mesmo que você ame usar salto – ninguém quer que você pare de usar – vamos botar a sororidade pra jogo e pensar nas outras mulheres que não gostam ou não querem andar centímetros acima do chão, e começar a questionar esse tipo de convenção social que mais parece ser coisa de séculos passados. :]

Instagram ATL Girls