luca batomTodos nós, pais e mães, temos inúmeras preocupações com nossos filhos. Se ele vai desenvolver uma boa coordenação motora, se terá um bom convívio com as pessoas ao seu redor, se vai ser saudável, enfim, são tantas preocupações que passaríamos horas aqui listando cada uma delas. Mas uma preocupação que simplesmente não deveria existir é quanto a influência de fatores externos na sexualidade da criança.

Menino usa azul e menina usa rosa.

Pronto, é assim que deve ser. Mas quem estipulou isso?

Sabiam que na década de 1910 os homens usavam rosa? Pois é, eles acreditavam que a cor era dramática e mostrava a força de um homem. Os homens dessa época usavam rosa e nem por isso a forma que eles se relacionaram com o mundo mudou. Existiam gays naquela época? Claro que sim, mas não foi a cor de sua roupa que os influenciou.

Eu sempre fui moleca, vivia com as pernas roxas, sempre gostei de brincar com os meninos e desde pequena fui apaixonada por carros. Hoje me sinto uma mulher completa.

skate

Meu filho adora brincar de super heróis, carrinhos, mas também gosta de brincar de boneca e fazer comidinha.

E o que eu vejo disso? Uma criança saudável, que tem total liberdade de brincar com o que quer. Se ele brinca de boneca, não vejo problema algum nisso. Muitas vezes ele me vê passando batom ou pintando as unhas e pede para que eu faça nele também. Na visão das crianças isso é apenas fazer o que um adulto faz.

004

Vejo muito famílias que incentivam seus filhos a serem agressivos, pois só assim irão mostrar a sua masculinidade, ou então “honrar o que levam no meio das pernas”. Meninos não podem demonstrar carinho e afeto, chorar então, é coisa de “bicha”.

Quem determina se os brinquedos são de menino ou menina são os adultos, não as crianças. Muitos inibem essas escolhas por ignorância e preconceito. Crianças são puras, não veem diferença nos brinquedos de meninas e meninos, assim como não carregam discriminação sobre raça, cor ou religião.

Não acho que os homens tenham que ser iguais as mulheres. Já chega nós com a nossa TPM.

005

Mas acredito que aquele cara que hoje abraça com muito carinho a sua mãe, provavelmente foi uma criança que desde cedo pode demonstrar todos seus sentimentos, sem repressão nenhuma.

A genética diz muito sobre as diferenças entre meninos e meninas. Os meninos desenvolvem muito cedo as questões visuais, onde passam a criar seus conceitos de lógica, montar e empilhar. Já as meninas, desenvolvem logo a fala (que novidade!) e assim tem mais facilidade nas relações pessoais e comunicação.

Vamos parar para pensar, se seu filho brincar de médico, professor, bombeiro ou veterinário, é isso que vai decidir a profissão que ele vai exercer quando crescer?

(Espero que a sua resposta seja não)

Não são as brincadeiras nem as cores das roupas que irão definir quem seu filho irá ser no futuro, e sim a educação que tu der a ele.

Se a tua filha for moleca quando criança, ela pode se tornar uma mulher muito doce e amável no futuro.

Já se teu filho for carinhoso e atencioso quando pequeno, ele pode, sim, ser um grande homem daqui uns anos.

Nossos filhos precisam de amor e não que a gente estipule preconceitos a eles, pois somos nós quem criamos os adultos do futuro.

hugs

Quer saber mais sobre minhas opiniões sobre a maternidade? Nos acompanha no Instagram @fofocademae, na Fanpage e também no blog Fofoca de Mãe.

Beijos pipooow!

Instagram ATL Girls