sangue-2 corteQuando a gente diz que deu o sangue, quer dizer que se esforçou muito por algo. Sangue sabe, essa coisa vital que nos movimenta quando precisamos ou acreditamos. Esse mês a gente pediu pra vocês darem o sangue por outras pessoas. A campanha #MeuPresenteProDrLéo visava homenagear o meu irmão, na celebração dos 27 anos que ele faria neste dia 15 de março. O que aconteceu com esse movimento, encheu não apenas os hemocentros do estado (e alguns outros espalhados pelo país). Ele também encheu nossos corações de fé, de que o ser humano quando quer, pode ser uma locomotiva no caminho do bem.

63 pessoas registradas doaram sangue nos últimos 30 dias. Muitas outras se deslocaram aos pontos de coleta, e por algum motivo de saúde, não puderam doar – mas tentaram!  Outras tantas possivelmente não ficamos sabendo. Fato é que no mínimo promovemos 63 chances de salvar uma vida. Mais de 25 litros de amor e altruísmo. E altruísmo e generosidade funcionam como uma via de mão dupla. A intenção inicial é sempre fazer o bem ao próximo, mas no processo, a gente descobre que estava fazendo bem pra si mesmo. Comigo, entretanto, foi o contrário. Eu não iniciei a campanha de doações visando unicamente ajudar aos outros, confesso. Eu promovi a ideia para ajudar minha mãe, amigos e eu a lidarmos com a perda do Léo. O que ganhamos foi muito mais que apoio em um dia difícil. A nossa esperança renasceu de que o meu irmão, mesmo lá de cima, nos conforta e segue transformando as pessoas por aqui.

Durante as doações, fiz amigos e amigas. Dei carona até o hemocentro para gente que não conhecia antes da campanha. Ouvi suas histórias, me emocionei a cada contribuição. Nesse movimento de coleta, um grupo de Clevêlandia/PR se organizou para ir ao Hemocentro de Pato Branco no dia 15, a convite da Rede Atlântida e do Pretinho Básico. Teve doador de Olinda, São Paulo, Joinville. Todos com cartazes e fotos, emocionando quem acompanhava as doações e a nossa contagem. Doadores e leitores do Antônia no Divã fizeram suas contribuições em nome de seus próprios irmãos e nos mandaram seu apoio. O Jornal VS publicou uma chamada de apoio da comunidade, destacando a importância da causa.

No encerramento da campanha, terça-feira dia 15, queríamos promover um pequeno evento em um pub local, apenas para divulgar o resultado. Mas aprendemos, de novo, que solidariedade é coisa contagiante. Quando o Eduardo, um dos sócios do Pub Haka de São Leopoldo, soube da ação, ele decidiu fazer do encerramento dela, um evento solidário, doando metade do valor das entradas do público para uma instituição de nossa escolha. A instituição escolhida foi a Casa Auxiliadora, também de São Leopoldo, que atende 110 crianças em situação de risco. Além da contribuição em dinheiro, na noite do evento os presentes levaram alimentos não perecíveis e roupas para engrandecer a doação. Ou seja, uma reação em cadeia de pura empatia.  No meio do evento, recebi uma mensagem da família de Matheus Dias de Souza Müller – um pequeno guerreiro de 5 anos que está lutando contra uma leucemia. A família dele nos agradeceu porque através de campanha do Leonardo, estávamos dando uma chance à vida do Matheus. Ah! E como sintonia é coisa de outro mundo, o pequeno Matheus também fazia aniversário no dia 15 de março. Não é de arrepiar?

Pessoas fizeram isso. Sim, houveram empresas e veículos envolvidos. Mas foram as pessoas que promoveram a ideia. Pessoas doaram seu tempo, sua energia, seu sangue. Isso é dar o sangue! É se esforçar, levantar do sofá e ir além do ativismo de rede social. Pessoas podem mudar o mundo. Ativamente. Não governos, não corporações, não instituições. Pessoas mudam o mundo. Foram as pessoas que não apenas bateram a nossa meta de 27 doadores, como dobraram o número e foram além. E a grande lição que fica, é que não precisamos de grandiosas obras e ações colossais para fazer a diferença. Pequenos atos de amor podem mudar o mundo. Comece hoje. Não sabe como? O Matheus precisa de sangue O(+)! Vamos ajudá-lo a celebrar cada 15 de março e todos os dias da vida dele.

antonianodiva.com.br

ps: Feliz aniversário, Leonardo (e Matheus)!

Instagram ATL Girls