maus na internet

Acho que todo mundo conhece aquele velho ditado que diz “faça com os outros  o que gostaria que fizessem com você”. Como bons seres humanos que somos, às vezes seguir essa regra básica de gentileza acaba sendo um desafio. Nós erramos, julgamos e isso está na nossa natureza. É quase que natural não nos darmos conta que estamos sendo babacas com o coleguinha, que julgamos a amiga mesmo já tendo feito igual ou pior, que falamos sem pensar coisas que podem ofender muitas pessoas. Mas nós também temos a capacidade de discernimento, que nos permite entender o que é certo e errado e nos faz compreender com empatia as ações alheias.

Vivemos uma era onde é fácil demais publicarmos nossas opiniões sobre tudo, mesmo sem revelar quem somos ou criar qualquer laço com a “vida real”. A internet nos proporciona maravilhas, mas como todos os benefícios, as consequências são bem evidentes. Todos os dias, em qualquer site de notícias ou redes sociais, milhares de comentários maldosos são escritos por pessoas protegidas atrás de um perfil que pode ser deletado a qualquer momento. Milhares de pessoas  parecem gostar de ofender o próximo sem motivo nenhum. Elas parecem amar serem más. Mas qual o motivo disso tudo?

Bom, as pessoas estão cada vez mais solitárias e com dificuldade de se relacionarem fora da internet. Elas não desenvolvem mais suas habilidades sociais, sua fala e sua comunicação quando isso não está diretamente ligado a internet. Pessoas assim são por consequência, mais infelizes. Pessoas que não recebem atenção ou amor em suas vidas offline, são as pessoas que quando online, só disparam ódio sem sentido. Há também casos de pessoas com família, filhos, marido, mulher e uma infinidade de motivos pra serem felizes, e por não estarem completas, vão até o perfil do amigo, a matéria do site, o post da gorda e comentam mil e uma ofensas em relação a qualquer coisa que em tese, lhes desagradem. Quando não nos sentimos bem conosco, tendemos a rebaixar quem parece estar mais feliz.

Veja bem, ter uma opinião diferente e demonstrá-la é algo totalmente saudável. Desconstruímos ideias todos os dias com discussões úteis e isso move o mundo. A diferença entre discutir e atacar está justamente na GENTILEZA que você implica ou não em suas palavras para com o próximo.  Há também quem esqueça que por trás de um grande site, de uma foto no Instagram, de um post no Facebook, EXISTEM PESSOAS REAIS, com sentimentos, vivendo uma batalha interna da qual não sabemos nada. Esquecemos disso e criticamos, atacamos e xingamos aquelas pessoas que nem sabem quem somos, de maneira cruel, desnecessária, muitas vezes até ridícula. É importante entender que o problema de aceitação e infelicidade na vida daquela pessoa que nos ataca, não é nossa culpa. Que as palavras ruins que te dizem não dizem nada sobre você, mas dizem muito sobre quem as proferiu.

Somo maus por não estarmos satisfeitos com nossa própria felicidade, nossa própria vida. Somos maus com pessoas que poderiam estar se escondendo, mas estão lá, mostrando seu verdadeiro valor. Somo maus quando o sentido da nossa vida é a intenção de fazer o próximo se sentir infeliz também. Se você está ai pensando que se encaixa nisso, ou ainda não conseguiu parar com esse hábito ruim, tente, pelo menos uma vez, fazer comentários agradáveis sobre outras pessoas. Ou tente, simplesmente, não falar nada. Você não é obrigado a consumir nenhum conteúdo, faça um favor pra você e pro mundo: Clique no “X” no canto da tela. Quanto menos maldade você espalhar, mais chance de finalmente ser feliz você vai ter! Mas e os bons? Eu espero que ainda sejam maioria. E que entendamos que somos muito mais que aquele xingamento de alguém sem amor nenhum!

E eu tenho um desafio pros leitores: Com sinceridade, tente fazer pelo menos 5 comentários positivos sobre algo ou alguém na internet. Passe pra frente algo realmente construtivo, que se você lesse a seu respeito, ficaria extremamente feliz. E ah, cuide ou exclua completamente seu hábito de xingar e diminuir desconhecidos. Faça isso por uma semana e depois vem me contar o que melhorou na sua vida! Não podemos esquecer que amor é uma engrenagem que faz coisas boas acontecerem pra quem recebe, mas principalmente, pra quem dá!

#BeijoDaGlai

7abc6e25c0fbd2903731a9c2ae19f77e