post para gorda

Nós formamos opinião sobre nosso corpo durante toda vida. Isso significa  que na formação do seu caráter, toda e qualquer influência externa e interna, refletem na luta que você enfrenta hoje pra continuar a desconstruir ideias pré-prontas de que você não é bonita, ou de que sua forma física e seu peso ditam exatamente o que você é ou até mesmo seu valor. Como parte dessa parcela da população, posso dizer que eu cresci, estudei, me informei, conheci histórias de muitas mulheres, refleti sobre valores básicos e decidi que não mais me guiaria ou tentaria me encaixar em algo que não me pertencia: O padrão estético de magreza. Decidi que minha missão nessa vida seria tentar fazer com que outras mulheres enxergassem seu valor, entendessem que não estão sozinhas e que não é “ok” se sentir inferior a outras pessoas. Acontece que aceitação começa de dentro e é importante saber que tudo aquilo que achamos de ruim sobre nós mesmas até hoje, definitivamente, não é nossa culpa. Padrão de beleza é uma construção social, e gatas, hoje vamos DESTRUIR isso.

Começaremos entendendo que nossos gostos sobre o que é bonito ou não são totalmente ditados pelo que escutamos, vemos ou compreendemos do mundo. E isso é uma questão histórica e social, inclusive, mais do que imaginamos. Não é difícil encontrar referencias a mulheres gordas nas obras de artes dos séculos passados como modelos de beleza de uma era. Isso acontece pelo fato de que em uma época que comer três vezes ao dia era luxo e morrer de fome era comum, a gordura era um sinônimo de status e beleza, algo inalcançável e inatingível. O ser humano é um bicho estranho e cruel, né? Ele torna bonito o que poucos podem ter. Hoje em dia, nossos recursos mudaram. Com mais formas de obter e armazenar comida, o acesso a calorias infinitas é muito fácil. Basta alguns trocados e você pode comprar a bolacha recheada de açúcar e gordura. O que se tornou difícil na sociedade moderna? A alimentação saudável. Logo, na correria do dia-a-dia, quem tem tempo, dinheiro e possibilidade de malhar, organizar alimentos e passar por procedimentos estéticos, são as pessoas que tem status e mais recursos financeiros, e por isso, o padrão magro se tornou mais difícil de se atingir. Pensa comigo: Quantas pessoas que você conhece tem tempo e grana pra manter toda uma rotina 100% saudável? Agora contem quantas pessoas que você conhece estão acima do peso ou gostariam de emagrecer mas não conseguem manter essa rotina, se entregando a possibilidade mais rápidas, baratas e bem mais “engordantes”. Pois é, aposto que a segunda opção é muito mais numerosa.

Entendido que não somos culpadas, chegou a hora de falar sobre nossa postura diante do mundo. E vamos lá, “Ok, eu sou gorda e preciso parar de achar que isso me torna alguém menos digno de respeito”. Você precisa entender que você é a pessoa mais importante da sua vida. Que sua opinião sobre si mesma é o pontapé inicial pra começar uma aceitação revolucionária e que isso pode fazer parte de algo muito maior. É libertador pensar que você tem valor e lugar no mundo e que não deve sua aparência a ninguém. Gordas casam, tem filhos, curtem a vida solteiras, transam muito, estudam, trabalham e são felizes TODOS OS DIAS e acho bom você entender que PODE e VAI viver tudo isso. Você vale muito, mulher. Pare de se punir. Pare de pensar e dizer coisas ruins a seu respeito.  As pessoas cruéis vão continuar te julgando você sendo gorda ou não, bonita ou não, feliz ou não. É hora de começar a não dar a mínima pra essas pessoas.

Tomada a postura, você precisa saber o que quer. Se eu lhe perguntar se você é feliz sendo gorda, você terá a tendência de me responder que não, certo? O que precisamos saber e se você não é feliz por VOCÊ ou pelo que os OUTROS fazem você sentir. O que a gordura, de fato, prejudica na sua vida? Ela prejudica sua saúde? Sua relação com seus familiares? Sua autoestima em frente ao espelho? É algo que incomoda VOCÊ ou algo que faz os OUTROS lhe incomodarem? Pense nisso antes de começar qualquer mudança. Qualquer dieta ou reeducação alimentar para perda de peso envolve muito mais seus sentimentos do que você imagina. Você pode o que você quiser e saiba que: Apenas quando você se amar gorda é que você conseguirá seu emagrecimento saudável ou sua mudança de rotina. Emagrecer dá trabalho e ninguém gasta tanta energia com quem não gosta. Tamanhos sacrifícios nós fazemos por amor. Ame-se antes de tentar mudar qualquer coisa e poupe-se de mais uma frustração futura.

E as pessoas, o que esperam de nós? Bom, a pessoas sempre esperam perfeição, mesmo que elas saibam que isso não existe. Elas esperam peles lisas, sem celulites, sem gorduras localizadas e na grande maioria das vezes, elas mesmas tem tais características. Quando alguém que também é atingido pela pressão estética tenta diminuir você por ser gorda, geralmente, ela não consegue compreender como você, mesmo estando fora desse padrão, ainda é tão feliz. As pessoas que ainda não entenderam que ser gorda é só mais uma característica, não suportam o fato e sermos felizes e completas. A verdade é que provavelmente algumas delas estão aqui nos comentários do Facebook dizendo que ‘não é saudável’ ou nos ofendendo com frases que nem elas mesmas sabem dizer exatamente o sentido. O mundo é assim, e se ficarmos tristes e apegados em agressões que sofremos de pessoas infelizes consigo mesmas, jamais conseguiremos nos libertar dos nossos sofrimentos e conflitos internos.

Meu amor, vai ter gorda escrevendo pra gorda. Vai ter gorda em todos os lugares pois afinal, já estamos em todos os lugares eles gostando ou não. Ah,  e estaremos mais presentes, mais representadas e mais felizes. Estamos descobrindo e mostrando nosso valor. E não vamos parar.

Por falar nisso, que tal começar com a tia Glai uma revolução? A partir de fevereiro, vou começar aqui e lá pelo Beijo Da Glai, uma série bem especial sobre a vida saudável da mulher gorda! Vai ser bem lindo e eu quero ver todas vocês nessa!

#BeijoDaGlai

7abc6e25c0fbd2903731a9c2ae19f77e