Eu ODEIO ver gordo da TV. Sim, odeio mesmo.

Calma, deixa eu explicar.

O gordo na TV, assim como por grande parte da sociedade, é tratado de maneira quase sempre caricata. O gordo na TV ou é engraçadão e faz piada com o próprio estado de gordo, ou vive naquela sofrência do ninguém me ama e ninguém me quer. Isso existe na vida real? SIM, muito. Mas a vida do gordo NÃO É E NEM NUNCA FOI baseada só nisso. A diferença da gorda na novela e da gorda na vida real é que a gorda da novela tem todos os seus problemas baseados na sua forma física. A gorda da novela é humilhada, discriminada, sofrida e todo aquele blábláblá que vocês conhecem bem. Porém a gorda da vida real nem sempre vive de ser gorda.

Os problemas da gorda real vão além do seu peso e de como as pessoas tratam isso. A gorda da vida real tem problemas familiares, tem parente doente, tem conta pra pagar, tem filho indo mal da escola, tem forma suja no forno há 1 semana sem tempo pra lavar… A gorda da vida real tem problemas como a mocinha magra da novela. Tem que lidar com gente mal caráter, tem que superar as passadas de perna no trabalho, tem que resolver o “vai-ou-racha” como o rolinho romântico… A gorda e o gordo são MUITO e eu digo, MUITO mais do que o pessoal das novelas e da TV vem passando pra gente todos esses anos.

Vocês lembram quando há um tempo atrás não existia protagonistas negras? E quando tinha eram histórias passadas em favelas, núcleo pobre… Não que isso seja ruim, mas pra quem assistia, mostrava que a mulher negra só era feliz e resolvida quando ficava com mocinho rico. Ai veio a Tais Araújo como protagonista sendo modelo internacional e lacrou a novela. Agora eu quero que vocês pensem em apenas UMA personagem protagonista que não fosse absurdamente linda e magra. Eu juro que estou aqui defumando o cérebro e não consigo pensar em nem um nomezinho.

As duas últimas personagens gordas que me marcaram, uma tinha 30 anos e era virgem (como se gorda não transasse pelo fato de ser gorda… ai ai) e outra chegou na final de um concurso de beleza com duas magrinhas do lado, não é fofo? (NÃO, NÃO É)

Para e pensa: Concurso de beleza tradicional aceita mulher gorda? De verdade? Não. Me irrita muito aquele teatrinho de “OINN QUE LINDA, QUE ROSTO LINDO (whaaaat) ELA É MUITO QUERIDA, MERECE” que a galera faz por uma certa “pena” da gorda. A gorda não precisa de pena, a gorda precisa de respeito. E quando as gordas da novela arrumam namorado? AAAAAH, nossa, os caras são tratados como “heróis”, o pessoal na novela diz “que lindo, ele viu o interior dela, amor verdadeiro”.

MEU BEM, PARE.

Ninguém é herói por escolher namorar uma gorda. Uma gorda pode ser linda, maravilhosa e muito sexy, além de ter todo o charme e presença pra encantar alguém. O cara não precisa ver SÓ o interior da gorda pra amá-la. O cara precisa APENAS se apaixonar pela pessoa como um todo. F#DA-SE se é gorda ou não, o amor não tá nem ai se eu uso P ou GG. Caso ele repare, não é amor. É outra coisa.

Ai você ainda me pergunta: Mas Glai, os gordos na novela não ajudam na inclusão?

Eu sinceramente acho que não. Toda a vez que um gordo aparece é pra mostrar como a vida dele é um saco por ser gordo, que ele tem uma vida toda f#dida por ser gordo, que é muito ruim ser gordo, que o gordo é muito diferente dos outros. E sabe o que isso causa? O famoso efeito “ME PREOCUPO COM SUA SAÚDE”

Ah, a clássica disfarçada. Pessoal não te oferece um lenço quando você tá gripado, vê os amigos bebendo até cair na festa, vê a tia fumando um cigarro atrás do outro, mas é na foto do GORDO que a “preocupação com a saúde” aparece. “Ah, o gordo ele não pode ser feliz gordo, tá errado, é impossível, eu sei que é horrível ser gordo, como aquele gordo tá namorando e eu não?? Vai morrer de obesidade! As suas veias vão entupir, você velho vai ter diabetes, não vai andar…”

Estudos recentes contestam a obesidade vista como doença. Ela pode te causar problemas? Sim. Graves? Sim. Isso é regra? NÃO. NÃO É. Além de existirem muitos outros hábitos que podem te trazer problemas ainda mais sérios, existem muitos fatores que podem tornar a pessoa gorda, não apenas levar uma vida “não saudável”. Então bitch, ACEITA. Se você não conhece a pessoa, não conhece os hábitos de vida dela, não sabe o que ela come ou bebe, GUARDA TEU DISCURSO. O GORDO NÃO PRECISA DELE. OBRIGADA EM NOME DE TODOS OS GORDOS. 


Ah, e quando um gordo luta pra ser respeitado, ele não quer influenciar ninguém a ser gordo não, viu? Ele quer apenas ser DEIXADO EM PAZ, viver a vida dele emagrecendo ou não, sem NINGUÉM bancando o juiz do número da sua calça. Então nem me venha com comentários maldosos no Facebook sobre como mulheres gordas empoderadas estão te influenciando a ter maus hábitos. Quem quer influenciar alguma coisa é você, quando diz o que pode ser bonito ou não. Quem pode ser saudável ou não. Quem influencia seu filho a ser gordo é VOCÊ, quando leva no MCDonalds pra ganhar brinquedinho e quando dá um tablet e não uma bola pro seu filho brincar.

TIRE A CULPA DO GORDO, MEU BEM.

E também tire a responsabilidade do gordo em se sentir mal pra que você se sinta bem.
A gente não tá nem ai pra o que você pensa, de verdade, meu amor! A gente quer viver bem do jeito que a gente é, emagrecendo, engordando, DIVANDO, lacrando ou como você quiser chamar o jeito que o gordo vive. Ah, e não pense que queremos te obrigar a achar gordo bonito. Caso ainda seja difícil de interpretar, talvez eu lance uma série de ilustrações como estas pra explicar que só queremos e pedimos RESPEITO e não a sua aprovação. As vezes parece que só desenhando, mesmo.

Então, o principal motivo de eu odiar ver gordo na TV, é pq ela não mostra, ou mostra de maneira exagerada e parcial o que é ser gordo. Ser gordo não é ser de outro mundo, isso é só os que as pessoas querem que você acredite.

Fica a dica ai pra Glória Peres, Manoel Carlos, Gilberto Braga, Walcyr Carrasco, Agnaldo Silva, que se eles quiserem escrever uma novela e por uma gordinha de protagonista eu me habilito a atuar sem cobrar nada (HAHAHA) só pelo prazer de ver um deles mudar a história da televisão brasileira e AI SIM tratar a inclusão de maneira correta e HUMANA!

Aguardo contato!

#BeijoDaGlai

7abc6e25c0fbd2903731a9c2ae19f77e