cabeloo

Você já se sentiu estranha quando decidiu fazer alguma transformação nos cabelos? Sentiu um mix de emoções como serenidade, excitação e nervosismo? É assim mesmo.

#1 Chegando

tumblr_mlovn2bAse1qdbjogo1_500

Tudo começa quando você chega no horário combinado, se sentindo animada e tensa ao mesmo tempo. Isso se chama ansiedade antecipatória e surge pela sensação de perder o controle da situação ativando uma resposta de estresse no cérebro. Por isso as mãos ligeiramente suadas e o coração acelerado (como se estivesse subindo na montanha russa ou entrando no avião).

#2 Lavando

OLG7Ncw

Na sequência vem o cabeleireiro com o antídoto, aquela lavagem com massagem no couro cabeludo. Essa massagem pressiona receptores na pele que estimulam o relaxamento, diminuindo os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, junto com os níveis do hormônio de estresse. Além de liberar serotonina que é a substância que vai te acalmar, levantar seu astral e afastar o medo de algo dar errado.

#3 Cortando

11

Então você vai do lavatório para a cadeira e neste momento é importante conversar e compartilhar informações. Isso ativa as ligações entre os neurônios e a produção de dopamina, substância responsável pelo bem estar. Conhecer bem o seu cabeleireiro (e ele te conhecer bem também) evita preocupações com o resultado e desencadeia a liberação de oxitocina, hormônio do amor e da confiança.

#4 Finalizando

brainwashed03-Copy

Se no final, você amar o resultado. A parte do cérebro que controla sensações e experiências novas é ativado e libera a mesma excitação de um primeiro encontro. Caso contrário, você achar um desastre, seu cérebro reage de acordo. Sua autoestima vai despencar e a insegurança vai aumentar .

De qualquer forma, segundo uma pesquisa, uma mulher vai amar ou odiar um corte de cabelo, penteado ou coloração nova, em média 150 vezes na vida.

tumblr_m1vdbxCTDl1r1c3jbo1_500

Então, se você é dessas que tem medo de mudar o corte de sempre, pode culpar seus hormônios. Se o nível de estrogênio cair, a flexibilidade mental diminui também. Por isso quando envelhecem, muitas mulheres ficam menos propensas a mudar.

Por outro lado, sexo aumenta a produção de estrogênio que melhora a qualidade do fio. Ou seja: mais sexo = cabelo mais bonito.

E então meninas, já sentiram algum destes sintomas?

7abc6e25c0fbd2903731a9c2ae19f77e