homememulher

Dicionário urbano: Broderagem / brodagem

Ato de fazer algo ou alguma coisa na parceria, na irmandade/ Parceria sem segundas intenções / Amizade entre pessoas de sexo oposto.

Essa semana li um artigo que me tirou do sério. O texto chamado “12 problemas que só uma mulher com muitos amigos homens vai entender” apresentava perrengues que a mulherada passa por ter amigos do sexo oposto. Eu, que coleciono brothers desde que deixei de ser criança fiquei no mínimo incomodada. Não apenas porque achei o texto digno de “mulherzinha”, como também porque sou fiel defensora da broderagem como ponto crucial de interação entre Bolinhas e Luluzinhas.

Se você é daquelas pessoas que acham que não existe amizade entre homem e mulher, pode parar de ler por aqui. Ou melhor, leia até o fim e abra a cabeça para esse universo de interseção, afinal, essa pauta já devia estar esclarecida logo depois do jardim de infância.

Vamos aos argumentos da autora do artigo e meus contra-argumentos:

1.“Quando um dos seus melhores amigos acaba desenvolvendo uma paixonite por você – e você simplesmente não sabe como lidar com isso!”

Gata, sério. Nem toda interação com intimidade deveria acabar na cama. Mas caso a proximidade entre sexos opostos fique estranha (acontece) nada que uma boa conversa não resolva. Afinal amigo é amigo, não é pau-amigo, não é ficante e nem é romance. E não saber lidar com isso pode ser um indício de que a amizade não está tão esclarecida assim. Nos amigos a gente deveria encontrar sinceridade e respeito, seja ele homem ou mulher. Pingos nos “is” resolvem.

2. “Ter que aturar todas suas amigas te questionando se nunca “rolou nada” entre vocês.”

Isso é um problema? Obviamente que perguntas são normais, mas fazer disso um problema é um pouquinho demais. Um simples “não” resolve tudo. Um “Não, quer que eu te apresente pra ele?” pode ser ainda melhor para todos os envolvidos. Vamos promover o amor.

3. “O pior é quando você tá afim de um cara que acabou de conhecer e precisa achar um jeito sutil de introduzir na conversa que “não, ele não é meu namorado. Somos só amigos!”.

Protesto! Os meus amigos homens em sua grande maioria são os primeiros a apresentarem bons prospectos e partidos. Justamente por dominarem os históricos de outros caras, facilitam um tanto o processo de avaliação. O cara que você tá afim não faz parte do grupo dele? Crie seu próprio caminho na interação, e amigo que é amigo, vai entender quando está “azedando” o clima. Só perde paquera pra broderagem quem é fraca de flerte. Numa outra via ainda mais promissora, o amigo vai dar uma boa valorizada no teu passe – e falando aqui, está alguém que tem um “wingman” e estratégias ensaiadas, ajuda muito.

4. “Se você namora: ter que lidar com certo ciúmes do seu namorado em relação aos seus amigos – já que vocês são bem próximos e você conta TUDO para eles”.

Aqui é uma via de mão dupla. O namorado tem amigas? Ora, você também. Apresente-os e deixe claro o espaço e participação de cada um, e eles que tratem de entender que ambos são importantes. Vai partir de você eliminar qualquer dúvida ou climão.

6.“E se é o seu amigo que namora, você vira a vaca que todas as namoradas odeiam. Você, de repente, vira a arqui-inimiga delas”.

Sério? Sério mesmo que isso é argumento? Não deveria, mas vou responder mesmo assim. Vamos parar de propagar a ideia de que nós mulheres devemos ser inimigas, arqui-inimigas, ou coisa qualquer deste tipo. Isso é papo de gente de cabeça fraca. Todo mundo pode se dar bem pra saúde de todas as relações – amizade ou namoro. Você não é Mara Maravilha pra ter arqui-inimiga. E nem vaca pra ficar ruminando historinha.

7.“Ficar boiando quando eles começam a falar de “x gostosa da TV”. E acabar cortando o barato deles ao mostrar como que é a real bunda dela sem photoshop!”

Garota, deixe os meninos se divertirem. Dê sua opinião como qualquer um deles, seja sobre o photoshop ou admita que ela é gostosa mesmo. Mulher que se garante não tem medo de admitir que a colega é bonita e também não vê problema em discutir o assunto. Homem também não, viu meninos? Quando for a vez de comentar sobre o gostosão do tutorial de coque, a regra vai ser a mesma.

8.“Correr o risco de ficar muito bêbada e acabar ficando com um deles – o que torna o dia seguinte bem estranho”.

Jesus-Maria-José. Com tanta piroca no mundo, pra que, me diz, pra que? Mas ok, aconteceu, culpe a tequila, dê seu melhor sorriso amarelo e passe a régua no assunto. Vai chegar o dia em que o evento vai deixar de ser estranho e vocês ainda vão dar boas risada sobre o assunto (possivelmente durante o seu casamento ou o dele – com um dos dois de padrinho/madrinha, claro).

9.“Quando você está passando por mil problemas amorosos e precisa de VERDADE de um conselho sobre o que fazer – e o máximo que você ganha dos seus amigos é “foda-se ele, vamos beber”.

Adoro! Muito embora tenha a sorte de ter amigos muito mais compreensivos que o tipo descrito, às vezes, tudo que você precisa é um olhar prático sobre aquilo que não tem mais remédio. E nisso, lamento (e agradeço) amigos homens são ótimos. Análises profundas e a arte de psicopatear exaustivamente no assunto costuma ser talento de mulher. Cada um com suas habilidades, combinado?

10.“E quando eles realmente te dão um conselho de verdade você acaba ouvindo deles a “real masculina curta e grossa” – coisa que acaba destruindo suas ilusões de que seu peguete é um cara legal e não está com você só por sexo.”

Bem, isso deveria ser um favor, e não um problema (eu sei, é foda, eu também às vezes nutro umas ilusões – mas né…). De qualquer forma, e ainda que discorde, escute. Amigos abrem um panorama sincero e generoso sobre como funciona a cabeça masculina. Sendo você uma mulher, admita que, por vezes, ele vai entender melhor deste ponto de vista do que você.

11.“Ter que aturar sua mãe perguntando “por que vocês não ficam juntos de uma vez?!”, já que para ela seu melhor amigo é o genro dos sonhos”.

Que bom! Prova que sua mãe reconhece como essa pessoa te faz bem, e vai aceitar que ele seja apenas seu amigo. Se ela insistir que ele é muito bom pra casamento, sugira que ela se case com ele. :)

12. “E, eventualmente, sentir ciúmes deles quando começam a ficar “de gracinha” com outra garota. Afinal, eles são seus melhores amigos e não é qualquer uma que vai ser boa o bastante!”

Menos. A começar que esse tipo de chilique só pega mal e você fica parecendo uma despeitada que perdeu o brinquedinho favorito. Amizade de verdade faz com que a gente torça pela felicidade alheia, ao invés de se importar apenas com a própria felicidade.

Acima de tudo respeito pela broderagem. Comovi-me com a pauta principalmente por apoiar a união de forças, e não de problematizá-la. Amizade entre homens e mulheres nos faz entender que não precisamos estar em lados opostos em todos os sentidos. Que podemos fazer uso enorme do conhecimento adquirido do universo do outro. E que este processo de troca nos faz mais sensíveis às necessidades de outrem, e mais tolerante às nossas diferenças. O mundo não precisa ser tão polarizado entre eles e nós. E amigos são ótimos em nos mostrar uma nova perspectiva, contando com o benefício do carinho que só fortalece os laços.

Chega deste papo de que homem só inicia amizade com mulher para eventualmente comê-la, ou que mulher só quer ter colo quando tá carente. Amizade não é acessório pra usar só quando é conveniente ou quando fica bonito. É uma relação enriquecedora, com feedbacks sinceros e inteligência emocional compartilhada. Por isso, um salve a todos as mulheres e homens que valorizam a amizade. Um salve a broderagem!

7abc6e25c0fbd2903731a9c2ae19f77e