triangulo

Este é um assunto que divide opiniões. Eu, por exemplo, tenho minhas dúvidas se realmente é amor. Quem sabe perguntando para um Sutão, que tem dez mulheres, conseguimos entender.

Pode ser apenas atração e amor por uma das partes ou muita sinergia pela outra. Mas vamos ao que diz Ramani Durvasula, psicóloga clínica e professora de psicologia na UCLA, nos Estados Unidos. Sim, segundo ela, é possível.

Nós acreditamos que o amor só possui um sabor, mas a verdade é que ele pode ser tão diverso quanto uma sorveteria.

Em outras palavras, morango e chocolate são diferentes, mas ambos são deliciosos. Ah, se o amor fosse tão simples quanto o sorvete. Mas o que acontece quando rola um triângulo amoroso?

GIF (548)

Acontece que as características de pessoas diferentes podem nos atrair. Conforme você cresce e se desenvolve como indivíduo, você pode acabar se sentindo atraído por pessoas que complementam aspectos diferentes de quem você é.Você pode estar em um relacionamento sério e conhecer alguém no trabalho que vai mexer com os seus hormônios. Ou você pode estar saindo casualmente e descobrir que duas pessoas com as quais você esteve se relacionando o atraem.

Questões biológicas influenciam

Aquele turbilhão de sentimentos indescritíveis que as pessoas costumam classificar como estar apaixonado é o equivalente biológico a um aumento nos níveis de dopamina, um neurotransmissor conectado ao centro de recompensa e prazer do cérebro.

Mesmo dias depois, lembrar de um beijo incrível, pode causar a liberação de dopamina no cérebro, e antes de se dar conta, você está perdidamente apaixonado. Embora ser monogâmico e estar em um relacionamento sério seja uma escolha consciente e lógica, esta montanha-russa de hormônios (e quem vai causá-la em você) é algo totalmente físico e fora do seu controle.

GIF (583)

Você pode se apaixonar pelos outros quando está apaixonada por você

Quando você está passando por uma mudança positiva, desde um novo emprego até uma transformação física, e está feliz consigo mesma, você fica mais aberta a novas experiências e pessoas. Quanto mais você se conhece e gosta de si mesma, maiores serão as chances de que você descubra e celebre outras pessoas pelo que elas são. Ou seja, quanto mais você se apaixona por si mesmo, mais irá se apaixonar pelos outros.

TRHNJ_GIF

O fator Poliamor pode estar contribuindo

Aqueles que praticam o Poliamor, acreditam que é egoísmo demais depositar todo o seu carinho, afeto e sentimento em uma só pessoa. A crença se baseia na divisão deste amor. É possível a relação com mais de uma pessoa ao mesmo tempo e todos sabem da existência deste outro amor. Muitos casais que eram infelizes na monogamia encontraram a felicidade praticando o Poliamor.

tumblr_nj8vqtHP0B1rfduvxo1_500

Mas é amor o que se sente por uma terceira pessoa?

Psicólogos dizem que é preciso perceber em que momento isto aconteceu? Foi uma crise na relação? Você espera algo do outro e não recebe? O outro não se importa com você? Ou é vontade mesmo de viver novas aventuras sem que o parceiro saiba? Se os dois combinaram uma relação a dois, monogâmica, a outra parte pode com certeza considerar uma traição.

GIF (175)

Rola uma confusão de sentimentos

Isto é muito normal, principalmente na adolescência. Antes de tomar qualquer decisão sobre com quem realmente ficar, analise a situação e tente perceber se você está realmente gostando dos dois ou se o que sente por um deles é apenas admiração ou atração. Só quando a fase de confusão passar, você poderá fazer alguma definição. Pedir ajuda ou conversar com alguém pode levar você a tomar alguma decisão.

rhobh-lisa-cry

Vale contar para o outro o que está acontecendo?

Esta é uma questão muito particular. Você pode terminar e deixar quieto, passar por cima e tentar restabelecer a relação com o parceiro com que você está. Pode continuar e ter que viver de mentiras. Se abrir e manter a o Poliamor com o consentimento do outro. Contar e levar um fora. Ficar com a terceira pessoa ou ficar sem os dois. Ou ainda ser entendida, e seguir em frente tentando superar. É comum haver mágoas e ressentimentos quando você se abre com o outro. Prepare-se!

tumblr_mk2ncl9q6i1ql5yr7o1_500

Na dúvida entre os dois: o que fazer?

Não há uma fórmula matemática para escolher com quem você quer se comprometer. A realidade é que ambas as pessoas podem ser ótimas e se transformar em excelentes parceiros, diz Durvasula. É normal ficar em dúvida e pensando no que poderia ter acontecido se a escolha fosse outra? Com certeza. Mas é preciso seguir sua intuição, e quando você tomar uma decisão, mantenha-se fiel a ela.

britneycriesandclaps_zpsb6e2e7b7

Quando você escolher um parceiro, afaste-se do outro e dê a este novo relacionamento uma verdadeira chance de sucesso. Celebre os aspectos desta pessoa que o fizeram optar por ficar com ela.

7abc6e25c0fbd2903731a9c2ae19f77e