boazinha

Vamos combinar uma coisa: somos as rainhas das culpas e desculpas! Aquele medinho, aquele receio de dizer não aos outros nos deixa mal muitas vezes. E a dificuldade em se negar para fazer algo é maior para mulheres, do que para os homens. NOVIDADE!

Temos a incrível capacidade de dar um sim quando na verdade, queríamos dizer um sonoro não. Algumas mulheres fazem até terapia pra deixarem de ser boazinhas. Aquele temor em não agradar os outros nos ronda sempre que não podemos estar dispostas ao que o outro quer.

tumblr_mv1todveMq1ql5yr7o1_400

E se a outra pessoa espera um sim e fica chateada, quer fazer chantagem e pensa em se vingar, cá entre nós: o problema é dela. Gente chata e carente não gosta de nãos. Fato!

Segundo a psicanálise, sempre que permitimos algo, mesmo que esse algo nos faça mal, é porque ele nos preenche de alguma forma. Então, nos livremos disso e vamos aos nãos da vida:

#1 No trabalho

Você tem um tempo de expediente, de descanso, as responsabilidades, as metas, a cobrança e sempre dá conta de tudo. Se o chefe ou os colegas pedem ou exigem mais e fazem isto com frequência, seja clara. Eles que se organizem e não deixem a bomba para você.

tumblr_lnja7vS34N1qdrp0j

#2 Para um convite

Chato é ter que recusar um convite feito com insistência, né? Algumas pessoas não convidam você pra algo. Elas simplesmente te intimam. E intimidam! Não quer, recuse com delicadeza, se for por mensagem, melhor ainda. Se o outro não aceita e quiser se afastar de você por isso, agradeça. Você quer pessoas legais e que não decidam por você ao seu lado.

tumblr_lab9ckbRJ41qzs4qs

#3 Para uma ajuda

Quantas vezes temos problemas de agenda, de disponibilidade, e até outros problemas pra resolver. Se existem outras pessoas que pode dar uma mão, ofereça-se pra fazer algo em outro momento ou dê alternativas, mas não se prive fazer o que você quer pra fazer o que o outro resolveu fazer. Você não é obrigada a ajudar em um bazar beneficente, por exemplo, mas pode comprar uma peça.

GIF (300)

#5 Para um empréstimo

As pessoas sempre acham que estamos cheios da grana ou temos boas reservas. E um não, quando se trata de grana é doído. Mas você tem garantias de que o dinheiro possa voltar as suas mãos? Então, fale de seus planos de suas intenções e de suas aplicações e seja clara. Não posso!

GIF (367)

#6 Para os parentes

Ah, a família. Em algumas, a bendita palavrinha, não pode existir. A mãe chora, reclama, cobra. O pai sempre acha que pode contar com a gente. Os irmão e cunhados nos enxergam como “pau pra toda obra”, mas é preciso entender que não é bem assim. Planeje sua vida e principalmente, seus fins de semana e deixe claro que você também tem suas coisas para cuidar. Muitos parentes sempre nos acharão ingratos. Sendo assim, só lamente.

tumblr_inline_mhtxoj5L291qz4rgp

#7 Na dieta

É uma questão de saúde, muito mais que beleza. Tente, que você consegue olhar para as delícias e dizer: “Não, eu não preciso comer tudo isso, eu não preciso de três doces, eu posso ir dormir sem colocar mais uma coisinha na boca. Eu não quero o que não me faz bem e só me dá prazer momentâneo.” Difícil? Sim, muito. Mas, vale!

GIF (505)

#8 Para o seu amor

Quantas mulheres transam sem vontade? Muitas! Para agradar, para ele não ficar enchendo a paciência e insistindo, para ele não ficar irritado, para não procurar outra. São muitos os motivos. “Não quero fazer a janta hoje. Não quero sair com seus amigos. Não quero fazer tal programa no finde. Não quero que você venha dormir aqui hoje.”  É o seu tempo que precisa ser cuidado e bem vivido. Agradar o outro é bom. Só que agradar sempre pode levá-la a um problema de saúde.

tumblr_inline_n2yuj7ILEb1s7lnn7

Vamos lá, bonita! Permita-se ao NÃO sempre que puder e deixe de ser vítima dos outros. E se não gostou do post, fique a vontade pra dizer não!

7abc6e25c0fbd2903731a9c2ae19f77e