verde

A artista plástica mexicana Frida Kahlo faria 108 anos hoje, mas sua vida e arte tem muito a ensinar para as mulheres dos dias de hoje.

Uma rápida introdução para quem não conhece muito da artista: ela sofreu muito. Sofreu por amor, sofreu preconceito, sofreu dores, teve problemas de saúde.

frida7

Faleceu aos 47 anos e pintava auto retratos surrealistas. É até hoje um símbolo da força e independência do universo feminino.

Separamos 6 lições que Frida tem para dar para todas as mulheres:

#1 Aproveite momentos ruins para criar

624cd419e7b79618e073445563e78233

Ainda jovem, ela sofreu um grave acidente, que a deixou com sequelas por toda vida. Durante muito tempo que ficou de cama, foi quando começou a pintar, já que não tinha muito para fazer. Foi assim que a sua arte começou!

Ela pintava no próprio gesso e até hoje alguns pedaços de gesso estão guardados em museus e exposições.

#2 Coloque para fora sentimentos ruins

frida_kahlo

A arte de Frida é carregada de sofrimento, pois era o que ela vivia. Tentou engravidar e nunca conseguiu, sentia muitas dores, sofreu por amor. Tudo isso ela fez refletir em sua arte, que encanta não só pela beleza, mas por ser tão cheia de verdade. Assim, Frida conseguia aliviar um pouco do sofrimento que sentia.

Na obra ilustrada acima é muita claro que a artista mostra todo seu sofrimento por não conseguir engravidar.

#3 Preserve a sua individualidade de estilo 

tumblr_lvrv4rEyzi1r6zwnwo1_500

Ela foi conhecida nacionalmente, mas sempre teve seu estilo próprio mostrando seu orgulho por suas raízes mexicanas e sempre manteve seu estilo icônico, hoje tão conhecido, e foi assim que apareceu na capa da Vogue Francesa em 1937.

Frida inspirou e inspira muitas mulheres a encontrarem sua individualidade em suas formas, origens e estilos.

#4 Padrões de beleza não são importantes

frida-kahlo-gun--large-msg-134215649031

Frida nunca foi um padrão de beleza e sempre soube disso, pois mesmo em casa tinha uma irmã muito mais bonita para os padrões da época.

Além de não tentar mudar, tanto com o estilo que falamos acima, quanto em suas características (como a famosa monocelha), Frida não se intimidava e era sensual quando convinha, além de ter uma personalidade tão forte que nem fazia perceber sua aparência considerada “menos agradável”.

#5 Siga suas próprias regras

Frida Kahlo in drag, with sisters Adriana and Christina and cousins Carmen and Carlos Verasa, photographed by Guillermo Kahlo, 1926

Seu corpo, suas regras é uma das frases mais usadas até hoje no movimento feminista. Frida faz isso desde sempre e corria suas próprias regras e de mais ninguém. Estava muito a frente da sua época: as vezes até se vestia como homem (na imagem acima, ela está ao centro na foto de família), papeis de gênero nunca exstiram para ela, tanto na maneira de se vestir, quanto na maneira de agir (imagine que na década de 30 e 40 em um país machista como o México, era muito mais difícil ser mulher).

Ela nos ensina que devemos nos preocupar com o que queremos e pensamos, nossos desejos e sonhos e não com a opinião ou vontade dos outros, quem quer que eles sejam.

#6 Ame, acima de tudo

frida-kahlo-diego-rivera-10

“Dónde no puedas amar, no te demores”, é uma das frases mais famosas de Frida. Seu grande amor foi Diego Rivera, mas Frida amou intensamente e não conseguia viver sem amor. Mesmo com um relacionamento conturbado com Diego, ela não conseguia viver longe e valorizava o amor até o final da sua vida.

7abc6e25c0fbd2903731a9c2ae19f77e