chá

O inverno bateu na porta e entrou! E para ajudar a aquecer, está valendo muita roupa pesada, botas e bebidas quentes.

Falando em bebidas quentes, sabe-se que o café é preferência nacional, porém, se você faz parte dessa massa, pode começar a repensar seus hábitos e entrar na onda dos ingleses e asiáticos que tem tradição em apreciar um bom chá. Mas aí você me diz:

Ah… isso é só um ritual associado ao seu consumo pela aristocracia ou a atmosfera relaxante do budismo.

Nada disso, queridinhas! Os benefícios são inúmeros, porém, segundo a endocrinologista Flavia Junqueira, o consumo de chás se torna especialmente atrativo agora no inverno, já que a bebida é preparada a partir de folhas sob infusão na água quente.

tumblr_mxu410D95e1r3nnfeo1_500

Inclusive, essas bebidas podem ser ótimas aliadas no bom funcionamento do corpo. Porém, devemos estar atentos às propriedades específicas para cada tipo de chá.

Pois então, bora dar uma conferida nos 5 motivos para você incluir o chá na sua rotina da maneira correta:

#1 Ajuda na digestão e emagrece

GIF (116)

Falou em perder peso, a mulherada pira, né? Segundo a nutricionista Karla Oliveira, os flavonoides presentes no chá possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal. Quer um exemplo? O chá verde acelera o metabolismo e desintoxica, enquanto o chá de hortelã melhora a digestão e alivia problemas estomacais e intestinais.

Tem ainda o chá de hibisco com frutas vermelhas como morango, framboesa e amora. Simplesmente uma delícia, sem contar que o hibisco é rico em antioxidantes e vitamina C, estimulando a diminuição do colesterol LDL (colesterol ruim), reduzindo a pressão arterial, ajudando na queda do risco de aparecimento de doenças cardíacas, além de acelerar o metabolismo, ajudando a emagrecer. As frutinhas vermelhas e saborosas têm propriedades antioxidantes, o que favorece o desenvolvimento dos ossos e melhoram o sistema digestivo. Bom, hein!?

#2 Atua na prevenção de doenças

GIF (636)

O chá verde, um dos queridinhos da onda fitness do momento, atua no combate aos radicais livres, contribui para a redução do risco de desenvolvimento de diabetes, artrite, doenças do coração e algumas formas de câncer.

E tem mais! A bebida protege contra os raios ultravioleta, auxilia na proteção hepática e na manutenção da densidade mineral óssea. Pensou que ele só ajudava na perda de peso?

#3 Alivia sintomas de dor de cabeça e cansaço

tumblr_n08lr6F6x81rungpko1_500

Com a queda das temperaturas, gripes e alergias vem com força total, acompanhadas de dores de cabeça e indisposição. O chá de alecrim com limão é tiro e queda no combate a esses sintomas. Fortalece o sistema imunológico, é anti-inflamatório e alivia a dor de cabeça e o cansaço.

#4 É aliado da beleza

tumblr_n08zuwtiC01tqb0bdo8_500

Simmmm, o consumo do chá também pode ter efeitos estéticos. A bebida à base de folhas de porangaba decompõe gorduras, é diurética e inibe o apetite.

Segundo a endocrinologista endocrinologista Flavia Junqueira, esse chá é capaz de diminuir a retenção de líquidos corporais, aumentar a queima de gordura e o mais legal, reduzir a celulite. Não é o máximo!? Não, é um SONHO de toda mulher.

#5 Tem efeito relaxante

GIF (494)

Para relaxar, nada de café. Vai no chá, meu bem, que apesar de conter cafeína, a concentração é bem menor. Então, invista no chá de camomila, que tem um ótimo efeito sedativo e reduz a ansiedade e o estresse. Para ter uma boa noite de sono, ele é perfeito.

Quer mais para relaxar? Também rola um escalda pés caseiro após aquele dia de trabalho. É só ferver dez saquinhos de chá de camomila preparados em uma panelinha com 750ml de água, deixar descansar por cinco minutos e despejar em uma bacia com água morna e folhas de louro. E para ter 100% de aproveitamento, os saquinhos utilizados podem ser misturados com cinco colheres (sopa) de mel. Eis um esfoliante para peles super sensíveis que pode ser usado no corpo e rosto.

7abc6e25c0fbd2903731a9c2ae19f77e