foto

Recentemente, saiu uma lista com os 10 piores lugares para mulheres viajarem sozinhas. A lista, formada com dados da organização de turismo YouGov, reuniu dados como misoginia, machismo, abusos sexuais, estupro, cat calls (as famosas cantadas de rua) e até assassinatos de mulheres. Fonte Daily Mail.

1. Índia
2. Brasil
3. Turquia
4. Tailandia
5. Egito
6. Colômbia
7. Africa do Sul
8. Marrocos
9. México
10. Quênia

O próprio jornal inglês que publicou a pesquisa diz na matéria que as mulheres não precisam evitar conhecer esses lugares, apenas tomarem cuidados e ficarem atentas a golpes, o que nós, por vivermos no Brasil, já estamos super acostumadas. Eu já estive em 3 lugares dessa lista (além do Brasil) e posso dizer que me senti tão ou mais segura quanto me sinto aqui.

GIF (175)

Essa é uma notícia triste, que mostra o quanto o machismo e a misoginia são crimes internacionais, mas na semana da mulher, queremos falar de notícia boa, por isso, resolvemos montar uma lista com os 10 países mais seguros para uma mulher viajar sozinha!

Nota: a lista abaixo não está em ordem e tentamos incluir países para todos os gostos e bolsos.

//Escandinávia! Suécia, Noruega e Dinamarca juntos são conhecidos como Escandinávia e são países muito desenvolvidos, seguros e com uma qualidade de vida excepcional – a Noruéga e Dinamarca já foram até eleitos como os lugares mais felizes do mundo.

Embora seja um povo mais frio que nós latinos estamos acostumados, eles são solícitos, agradáveis e respeitosos com mulheres. São países muito caros para viajar, mas guardam belezas naturais muito diferentes das tropicais que normalmente conhecemos, porém, os escandinavos sabem como beber e como fazer festa! Divirta-se.

ng147-122-123-1

//Islândia! Destino até pouco tempo pouco comentado aqui no Brasil, a Islândia, com a sua animada capital Reykjavik é o destino hipster do momento. Com o povo ao mesmo tempo vicking, europeu e superconectado, o país recebe bem turistas em geral. Com belezas naturais incríveis tem geleiras, vulcões, geisers e piscinas térmicas naturais, montanhas, cachoeiras tudo no mesmo país. Sem falar do “sol da meia noite” que acontece no verão e, é claro da famosíssima Aurora Boreal.

Para mulheres o país se mostra seguro e simpático, já que tanto locais, quanto turistas que viajam pela região costumam receber bem viajantes solo. Segundo blogs e sites de viagens que pesquisei os locais são respeitosos – como a maioria na região nórdica da Europa – e é fácil encontrar meninas viajando sozinhas e outros viajantes.

CoulBeRie

//Australia A Australia é um país ridiculamente seguro, falo por experiência própria, já que morei lá por 1 ano quando tinha 19 anos. É um país muito diverso, com muitas (muitas!) praias incríveis, com deserto e com trilhas. Grandes ciddades com grandes festas também estão na lista de atrações do país. Os australianos são muuuuito festeiros e também muito respeitosos com as mulheres.

A taxa de crime no país é quase nula, por isso não é preciso se preocupar. O país é friendly com turistas em geral e recebe imigrantes do mundo inteiro para atuarem em áreas de trabalho que falta profissionais australianos interessados como médicos, dentistas e engenheiros.

opera-sydney

//Nova Zelândia! Na Nova Zelândia a night life e a segurança não é diferente da vizinha Austrália, embora seja um país um pouco mais barato. O que muda é a paisagem mesmo, que mesmo com muitas praias, é também possível encontrar visuais incríveis com montanhas, misturando neve e praia no mesmo visual. É também um país com muitas atividades para quem se entedia facilmente em estar sozinho, como esportes radicais, por exemplo. Ou seja, é lindo, seguro, fácil de se locomover e ainda tem muitas atividades para conhecer outros viajantes ou para se divertir sozinha mesmo!

35fb2393cc7eeee29722ad5dad8240f5

//Canadá! País bilingue que acaba perdendo muitos turistas brasileiros para o vizinho Estados Unidos, porém, além do Dolar Canadense ser mais barato que o Dólar Americano, o povo tem fama de ser mais receptivo e simpático do que os americanos e isso, claro, se reflete no comportamento com as mulheres, há quem diga que os canadenses são o povo mais amigável do mundo!

O Canadá é multicultural tem belezas naturais incríveis e para todos os gostos, mas também conta com uma cena cultural muito forte, com grandes museus e festival – você só vai precisar de tempo para conhecer tudo, devido ao tamanho do país.

2dc8d693deda7d4aa2f04f001ce3bfa6

//Vietnam! Vamos incluir um país asiático nessa lista! Mesmo sendo um país muito pobre do sudeste asiático, o Vietnam é muito amigável para turistas, independente de gêneros. É uma cultura muito diferente e encantadora com belezas naturais incríveis e um povo receptivo, embora mais fechados do que estamos acostumados (amigos não se beijam e se abraçam, por exemplo).

Viajar pelo sudeste da ásia é muito barato e no Vietnam não é diferente. Apesar disso, as mulheres vietnamitas estão acostumada a usar roupas mais fechadas – nada comparado com países árabes, apenas não usam muita pele aparecendo. Se você usar roupas curtas – o que não é nada estranho já que o país é bem quente – dificilmente passará por algum grande constrangimento, mas pode atrair alguns olhares de estranhamento, porém não de ataque.

4efc992ad55aaa7ac5cabf83a5985e48

//Uruguai! Nosso querido país vizinho é considerado por muitos o país mais seguro da America do Sul. E, de fato, ouvimos pouca coisa sobre criminalidade por lá – com exceção de alguns roubos de casas em alta temporada, porém sem violência. Para as mulheres não é diferente, os uruguaios são respeitosos em geral e pessoas de todo o mundo vivem no litoral do país, onde você pode se sentir segura, já que viajantes se ajudam. O clima tranquilo de país pequeno, com boa música e muita cultura além de lindas e tranquilas praias atrai turistas de todo o mundo, principalmente brasileiros que estão tão pertinho. 

Além disso, tem o importantíssimo fato de o Uruguai ser um país que já quebrou muitos tabus e é o mais liberal da América do Sul (Mujica <3), é um dos únicos países da America Latina a descriminalizarem o aborto (além do Uruguai, Cuba, Guiana e Guiana Francesa também tem aborto como prática legalizada): não que isso seja liberado para turistas, mas mostra o pensamento dos uruguaios em relação à saúde da mulher, já que 30% dos casos de morte de mulheres latinas, onde muitas das cidades mais perigosas do mundo estão localizadas, não é devido à assassinatos e sim em decorrência de abortos feitos sem condição.

O resultado? Em fevereiro saiu a notícia de que em 1 ano, 6.676 abortos seguros foram realizados no país e NENHUMA morte foi registrada.

f2d23a0e70eef4329cdc98359068b2a7

//Costa Rica! Praia, vulcões e florestas. Esse é o resumo da Costa Rica. O país mais seguro da perigosa América Central é também o mais caro – embora ainda seja bem mais barato que qualquer destino não latinos. É pequeno e se pode percorrer os principais pontos turístico de todo país em pouco tempo e com facilidade, já que é muito mais desenvolvido que os seus vizinhos, embora ainda mantenha a simplicidade de um pequeno país, a a vontade que dá é de ficar lá pra sempre. O clima tropical e as praias perfeitas, junto com a hospitalidade de um povo multicultural, vindo de toda parte do mundo que escolheu aquele pedacinho de terra para viver.

Com tantas qualidades, não é difícil de entender por que é um país fácil para mulheres que viajam sozinhas. É um país que vive de turismo e sabe disso, por isso viajantes são muito bem tratados. Além de tudo, o povo é alegre a prova disso é que “pura vida!” é a saudação oficial dos ticos (como são chamados os costarriquenhos).

Tenorio Waterfall, Costa Rica

//Irlanda! A Irlanda é um ótimo país para mulheres viajarem sozinhas, já que os locais são muito amigáveis e receptivos e uma mulher viajando sozinha não é visto como algo estranho. É um país mundialmente conhecido por suas cervejas e pubs, por isso é muito comum uma viajante sozinha ir a um bar tomar um “pint” (uma dose de chopp) e acabar a noite cheia de novos amigos. Além das paisagens serem incríveis, é um país seguro e tem como lingua nativa o inglês, ou seja é fácil de se comunicar!

300da2f4486c15d4ed512fb227eac7e5

//Singapura! De acordo com a organização Retire in Asia, Singapura é o país mais seguro na ásia para mulheres viajarem sozinhas. Com taxas de crime baixíssimas o moderno e minúsculo país é muito seguro: os locais se sentem tranquilos em andar na rua a noite, sejam homens ou mulheres. Mas além de segurança, o país conta com muitas atividades, museus, restaurante e belezas naturais. Locomover-se no país com transporte público também é seguro e fácil. É um país muito desenvolvido, multicultural e rico! O único ponto fraco é que não atrai tanto os viajantes mochileiros por ser um destino caro.

201302222000