road

Não cansamos de incentivar mulheres a pegarem sua mala ou mochila e colocarem o pé na estrada sempre que puderem, e o tipo de viagem que é mais polêmica aqui no ATL Girls (e na vida) é mulher viajando sozinha.

Não deveria, mas é fato que ainda é um assunto que divide opiniões e dá medo em muita mulher que morre de vontade, mas não tem coragem.

girl-photo-photography-Favim.com-298147

Por isso, resolvemos reunir uma porção de bobagens que quem viaja sozinha está acostumada a ouvir e explicar para você por que você não deve levar essas coisas tão a sério.

Vamos te ajudar a diminuir a insegurança, pegar a mochila e se mandar para a viagem dos teus sonhos.

Mulher que viaja sozinha é porque não tem namorado ou família.

giphy (49)

Se nem sempre conseguimos conciliar nossa rotina com a rotina da nossa família, as férias é ainda mais difícil, né? E, mesmo assim, qualquer pessoa (mulher ou não) pode ter vontade de fazer a sua viagem sozinha de vez em quando, tirar seu tempo para si.

E mais: se você tem muita vontade de viajar sozinha e não faz isso por causa da pessoa com quem está se relacionando é melhor rever a pessoa e não as suas vontades, já que essa pessoa deve nos apoiar para fazermos o que nos faz sentir bem e não nos desencorajar.

Se você fizer viagens sozinha, vai ter que deixar seu namorado fazer coisas sozinho também.

giphy (58)

Mesmo se não viajasse sozinha, né? É um relacionamento e não uma prisão, é saudável cada um fazer suas próprias coisas de vez em quando.

Viajar sozinha é muita independência, mulher assim não encontra marido, ou, mulher que viaja causa medo nos homens e acaba sozinha.

giphy (53)

Não encontra marido babaca, realmente. O que é uma ótima, né? Mulheres podem ser tão independentes quanto homens e os que não aceitam ou tem ~medo~ disso são no mínimo machistas e retrógrados, nesse caso é melhor você se livrar rápido!

Fora que essa mania de relacionar qualquer coisa que a mulher faz com a opinião masculina ou com a vontade de ter um casamento é errada, preconceituosa e antiga.

Mulher que viaja de mochila é mal cuidada, já que não cabem muitas roupas, maquiagens, cremes.

giphy (50)

É, não cabe. E talvez você realmente passe uma temporada cuidando menos da sua aparência – e não tem nenhum problema nisso, inclusive pode até ser libertador se você é muito dependente desse tipo de coisa.

Mesmo assim, isso não quer dizer que você seja mal cuidada, apenas optou por ser/estar mais natural. E como viajar é tipo uma make up pra alma, parece justo cuidar menos da aparência pra cuidar mais de você por dentro. Vale a pena!

Mulher que viaja sozinha tem vontade fazer ~coisas~ mas não quer ficar falada, aí viaja pra fazer longe dos conhecidos.

giphy (48)

Mesmo se quisesse, problema dela, né? Agora, reduzir a experiência tão intensa que é uma mulher viajar sozinha à algo tão simplista quanto isso, é no mínimo falta de imaginação, pra não dizer preconceito e outras coisas piores.

É muito perigoso mulher viajar sozinha.

giphy (56)

Infelizmente, em alguns lugares é sim. Todo cuidado é pouco e é sempre bom pesquisar bem sobre o destino que você quer ir, mas é possível SIM uma mulher viajar sozinha e se sentir segura em muitos lugares, generalizações como essas só confirmam a falsa – porém popular –  ideia de que algumas coisas simplesmente não são para mulheres e acabam inibindo algumas de realizarem suas vontades. 

A violência contra a mulher e o machismo estão presentes no mundo inteiro e o Brasil é um dos piores países para isso (conforme uma pesquisa recente). Por isso mesmo, já que vivemos aqui e enfrentamos situações tristes quase todos os dias, é que sabemos (desde que somos crianças) como nos cuidar e enfrentar situações de possível perigo/constrangimento, conseguimos ir em alguns lugares com um pouco menos de insegurança do que mulheres que vivem em países menos perigosos para as mulheres.

Mas é claro, sempre, sempre, sempre pesquise sobre a situação das mulheres no país que deseja ir antes de viajar! 

É que no Brasil é assim ~normal~ mulher ficar andando sozinha por ai.

giphy (51)

Ainda tem gente que acha que brasileira é igual a ~MULHER FÁCIL~. O que é bem ridículo já que cada mulher de qualquer lugar do mundo tem o direito de decide o quão fácil/difícil quer ser, né? Se esse comentário vem de um gringo dá uma raivinha, já que além de machista, não deixa de ser xenofóbico, mas é só mais um comentário generalista e preconceituoso e jamais deve fazer você pensar em desistir da sua viagem. 

Quando você viaja sozinha, as pessoas pensam coisas ~erradas~ de você.

giphy (57)

Bom, se você está pensando em viajar sozinha provavelmente já sabe se cuidar e tem dinheiro para bancar essa viagem, né? Então não deve nada a ninguém ligue o foda-se para o que pensarem de você e aproveite sua jornada de aventuras e auto-conhecimento.

Mulheres são frágeis e não devem viajar sozinhas. 

giphy (54)

GEN-TE. Essa ideia de que mulher é frágil é a coisa mais ultrapassada que existe, né? Se for no sentido físico, é só não levar uma mochila/mala maior do que você possa carregar (e vamos combinar que mesmo de físico tem muita mulher mais forte que vários homens por aí – Gracianne Barbosa que o diga).

Já se for no sentido emocional, cada pessoa, independente do gênero, controla e vive suas emoções de formas diferentes, nesse caso só você sabe como controlar e conviver com as suas. Vá em frente!

Mulheres que viajam sozinhas são muito solitárias.

giphy (55)

Mais uma generalização burra! Existem muuuuuitos motivos para uma mulher decidir viajar sozinha, ela ser uma pessoa solitária é só um deles. Em uma viagem, só fica realmente sozinha quem quer, já que é muito fácil fazer amigos pelo caminho.

A internet e os smartphones também são uma forma de companhia e um pouco de solidão de vez em quando também faz bem. Por isso, deixe o medo da solidão e o que algumas pessoas pensam para lá e bote o pé na estrada. 

5d0ee624e58b3deb9ef354843bb7c30a