O carnaval tá chegando e não dá mais pra pensar em outro assunto!

tumblr_n8lxcstwz41s37tx6o1_500

Mas, apesar de nós termos o mais famoso, as festas de carnaval são celebrações religiosas muito populares por todo o mundo, mesmo mudando um pouco o perfil de cada uma. Fizemos uma seleção de 10 carnavais ao redor do planeta para marcarmos na nossa “wish list” de viagem para o próximo ano, já que já passamos muitos no Brasil, né? 

1. Veneza – Itália

Ao contrário da pegação que estamos acostumados a ver por aqui, o carnaval de Veneza é considerado o mais romântico do mundo. Fantasias super elaboradas lembrando as épocas renascentistas e máscaras de gesso tomam as ruas e canais da linda cidade italiana, com shows de acrobacias e danças ao ar livre pra completar o espetáculo.

VENEZA2

VENEZA

2. Barranquilla – Colômbia

Em tamanho, o carnaval de Barranquilla só perde para o Rio, porém, como também acontece na América do Sul na mesma época, acaba perdendo muito turismo para o carnaval carioca! Pelo clima e pelo povo latino acaba sendo parecida com a nossa festa, com a diferença que a música é principalmente cumbias, reggaeton e salsa e não o samba e axé que escutamos por aqui! Quem quer fugir do Brasil no próximo carnaval, mas não quer ficar longe de festa, calor e praia pode se mandar pra Colômbia!

_CK16552-1

barranquilla2

3. Mardi Gras – New Orleans – EUA

Também conhecido como “carnaval americano” o Mardi Gras de New Orleans é um dos carnavais mais famosos do mundo e considerada a maior festa de rua dos Estados Unidos, acontece no mesmo período do nosso, mesmo sendo inverno nos EUA. Também envolve carros alegóricos, fantasias – principalmente mascaras de gesso – e muita música, além de colares de plástico atirados para a multidão: é que a tradição mais popular desse festival são os chamados “beads” colares coloridos que as pessoas usam o máximo que conseguirem carregar no pescoço – muita gente acaba usando os colares para cantadas, trocas de beijos ou até mostram alguma parte do corpo para ganhar mais e maiores colares.

New Orleans Celebrates Mardi Gras

mardigras1

4. Trinidad e Tobago

Esse pequeno país – uma ilha no meio do Caribe, bem próxima da Venezuela – possui praias paradisíacas e um carnaval muito famoso e animado. Sua capital Port of Spain se transforma em um grande desfile de danças – o Calypso, música tradicional do país – carros alegóricos e muita sensualidade tão comum das praias caribenhas. É um carnaval com muita influência africana, já que inicialmente era uma festa da massa, embora hoje já esteja bem popularizada e toda a cidade festeja junto.

trinidad and tobago

carnival_trinidad_and_tobago_680_editorial_use

5. Oruro – Bolívia

Mais um carnaval sul-americano na lista, porém, diferente do que estamos acostumados, o carnaval de Oruro, na Bolívia é uma festa que ainda conta com muitos rituais religiosos. Originalmente celebrado pelos indígenas, com danças de invocação a Pacha Mama (mãe natureza), mais tarde foi modificado para incorporar rituais cristãos. Conta com músicas e danças típicas e uma peregrinação até uma igreja, onde a festa termina.

bolivia_tourism_oruro_carnaval

oruro

6. Quebec – Canada

Mesmo com o inverno rigoroso e com muita neve, os canadenses fazem uma grande e agitada festa nas ruas da cidade normalmente no começo de fevereiro – sempre um pouco antes do resto do mundo. O festival conta com muitos eventos ao ar livre como patinação no gelo, esculturas em neve e corridas com trenós puxados por cães, mas também com desfiles noturnos, shows de luzes, músicas e bailes de mascaras.

quebec

Quebec-Winter-Carnival-Activities-2

7. Goa – India

Goa é um pequeno estado na costa oeste indiana que foi colonizado por portugueses e, por isso, é o único local do país asiático que possui uma celebração de carnaval (e SIM, algumas pessoas falam português na Índia!!). São 3 dias de celebração após a coroação de um Rei Momo, o fato mais importante do festival de Goa. Os famosos pós coloridos utilizados no festival das cores Holi também aparecem no carnaval, além de muitas alegorias coloridas e fantasias.

goaindia

Goa-carnival

8. Nothing Hill Carnival – Londres, Inglaterra

Esse é pra quem quer ter mais de um carnaval por ano, pois é comemorado em Agosto, durante 2 dias, no verão do hemisfério norte. É a maior celebração de rua da Inglaterra, mas mesmo assim é ainda pequena perto dos grandes carnavais mundiais. Começou através da comunidade caribenha que residia em Londres – principalmente de Trinidad e Tobago – e hoje já virou tradicional, quando milhões de pessoas dançam e cantam pelas ruas do oeste de Londres.

nottinghill

Batala-Notting-Hill-Carnival

9. Cologne – Alemanha

Chamado de Koln Karneval, o carnaval de Cologne, importante cidade a oeste do país, reúne pessoas de todas as idades, que tomam as ruas para beber, dançar e cantar durante 6 dias e noites. O que torna o carnaval dessa cidade mais popular que os demais são seus desfiles com alegorias engraçadas e muitas vezes até ousadas que satirizam políticos conhecidos e importantes.

cologne

cologne2

10. Tenerife – Ilhas Canárias – Espanha

Embora localizadas mais próximas da África do que da Europa, as Ilhas Canárias pertencem à Espanha e sua maior ilha é Tenerife. É a maior festa de carnaval da Espanha e as celebrações podem durar até 1 mês pelas ruas da capital do estado, Santa Cruz. Como na maioria dos carnavais existem desfiles, danças, pessoas fantasiadas e muita música. A peculiaridade desse carnaval é que no último dia existe um ritual de queima de uma alegoria de sardinha gigante feita em papel machê (!?). Todos os anos há um tema e todos os desfiles seguem o mesmo.

tenerife

tenerifee