estampaetnica

Eu sou fã confessa das estampas e looks étnicos e acho difícil alguém não gostar, já que é uma das tendências mais democráticas que existem, com muitos tipos diferentes.

Esse estilo, inspirado principalmente nas culturas africanas e asiáticas, começou a ser usado como um item da moda de grandes cidades no final dos anos 60, início dos 70’s, quando surgiu o movimento hippie, que buscava liberdade e igualdade para diversas áreas através de movimentos ligados com natureza e minorias (negros, gays, indígenas). Esses jovens passaram a incorporar referências de diferentes culturas em suas roupas como uma forma de se afastarem dos antigos valores europeus, apelando para a história de culturas exóticas. Cores vibrantes, estilos originais e estampas geométricas tomaram as ruas e aí estão, até hoje.

Como eu amo de paixão pesquisar referências de moda de diferentes culturas, fiz um apanhado geral de 4 origens de estampas étnicas! Claro que existem muitas outras, mas eu selecionei as mais comuns na moda e nas ruas hoje. Se liga:

ESTAMPA TIPO MEXICANA

A estampa mexicana, presente nas mantas usadas pelos típicos mexicanos, normalmente é feita em lã, podendo ser multicolorida ou apenas com alguns tons da mesma cor. Tem poucos grafismos e estampas, aparece principalmente com listras e a grande características: essas listras formam um degradê! Como o México fica muito perto dos EUA e, principalmente a Califórnia tem muita colonização mexicana, a estampa é muito popular, principalmente em marcas de surf e mais relacionadas à vida na praia.

mexicomont

 ESTAMPA SUL-AMERICANA

Chamei de sul-americana e a principal referência é o Peru, porém, entre Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e norte do Chile e Argentina, a diferença de padrões típicos é muito pequena. Lembra um pouco a estampa mexicana e pode passar como o mesmo tipo para os menos atentos, porém na América do Sul as mantas são mais multicoloridas e não formam um degradê, combinando diversas cores em uma mesma peça e na grande maioria das vezes existem pequenas imagens, de lhamas, símbolos incas, flores, peixes ou somente formas geométricas. Assim como a estampa acima, as listras são muito presentes. As mantas podem ser em lã ou linho!

perumont

ESTAMPA AFRICANA

Agora começa a ficar beeeem diferente! As estampas africanas são muito fáceis de reconhecer, pois sempre trabalham com repetição de formas geométricas, na grande maioria das vezes abstratas. Embora sempre se misturem cores nas padronagens, não são multi coloridas, sendo difícil encontrar um padrão africano com mais de 5 cores na mesma estampa! A mistura de padronagens é muito forte e as cores são um pouco menos “neon” que as estampas acima, trabalhando um pouco mais com as cores primárias. A grande maioria das estampas tem preto ou branco nos desenhos e são bem contrastantes.

africa

 ESTAMPA TIPO INDIANA

A principal diferença da estampa indiana para as demais é que na grande maioria das vezes as peças possuem bordados metálicos ou aplicações de espelhinhos, moedas, ou metais. O brilho é muito constante nesse tipo de estampa. As cores podem ser mais sóbrias ou super vibrantes e misturadas, mas os padrões são menores que os africanos e mais trabalhados que os latino americanos, e isso acontece, pois as estampas são feitas com bordados e carimbos. Mandalas, flores, penas e desenhos mais complexos são as estampas mais comuns nesse tipo de tecido.

indiamont

Dá pra saber qual o mais lindo? Eu juro que não consigo decidir qual eu gosto mais, sou apaixonada por cada uma! <3

estp