mochi01

Que eu sou uma apaixonada por moda feita à mão (a.k.a. artesanato) quem acompanha o blog já deve ter percebido, não só pelos DIYs que eu costumo postar, mas também por que sempre dou um jeitinho de comentar sobre bordados, aplicações e enfeites feitos de forma manual nos posts que faço. Amo moda artesanal, pois é sempre exclusiva, impossivel um trabalho feito a mão ficar igual ao outro. O artesanato latino americano me encanta muito e por ver que ele ainda é pouco explorado e utilizado na moda eu decidi fazer essa viagem: peguei a mochila e escolhi 4 países e estou começando minha jornada para conhecer de perto esse trabalho que tanto admiro e também para tentar aprender um pouco como se faz e utilizar quando voltar para casa (tenho uma marca de customização de roupas, aqui o link, para quem não conhece :)).

Comecei pelo Panamá, na Cidade do Panamá, estou aqui há 2 dias e pelo que pesquisei o maior centro de artesanato da cidade é na parte antiga da cidade, Panamá Viejo. Tem um Centro de Artesanias bem grande, com diversas banquinhas de trabalhos diferentes. Vim para cá jã com o tipo de trabalho que eu gostaria de aprender em mente, as MOLAS panamenhas, um tipo de estamparia feita somente com sobreposições de tecidos coloridos.

kunas

Esse tipo de trabalho é feito por índias locais, chamadas de Kunas. Elas habitam o arquipélago de San Blas, ou Kuna Yala, e esse trabalho foi criado e é produzido lá, em sua maioria. Algumas Kunas migraram para Panamá City e é possível vê-las caminhando pelas ruas da cidade. Elas possuem uma forma muito peculiar de se vestir (admito que acho lindo!!), por isso é fácil reconhecer. No Centro de Artesanias de Panama Viejo conheci uma delas (não consegui entender o nome dela o espanhol panamenho é beeem difícil), que me mostrou como é feito cada passo do trabalho. Pedi para fazer alguns pontos, mas ela não deixou, pois não estava com nenhum trabalho não iniciado. De qualquer forma, ver ela fazendo já me deu uma ótima ideia de como funciona, quando chegar em casa vou tentar. Mas sigo em busca de uma Kuna que não se importe de me deixar tocar no seu lindo trabalho. ;)

 

foto

Algumas molas sendo vendidas no Casco Viejo, bairro turístico de Panama City.

foto1

Uma mola in progress…

foto2

Uma das barraquinhas do Centro de Artesanias, com uma mola bem grandona (e linda) e alguns coletes com o trabalho aplicado.

foto4

Minha amiga Kuna produzindo!

foto5

E ela na frente de seus trabalhos! <3

Fica tudo muito muito lindo, mas é muito trabalhoso, pois são muitos tecidos sobrepostos e costurados todos a mão. Uma Mola de mais ou menos 40x40cm, sem grandes detalhes, demora em média 1 mês para ficar pronta e as Kunas do Panamá Viejo cobram de 20 a 30 dólares cada um (acho bem barato para todo o trabalho que dá e a exclusividade da peça).

Amanhã bem cedo estou indo para San Blas, o arquipélago onde as Kunas moram – que é paradisíaco e super calmo, já que não tem energia elétrica. Espero aprender um pouco mais sobre esse trabalho tão lindo e comprar mais algumas Molas por um preço mais em conta. ;)

Espero que vocês tenham curtido aprender um pouquinho mais sobre a moda artesanal Panamenha. Em breve volto com mais informações.

Beijos, beijos!