Esse post é dedicado a você que, como eu, viveu sua infância e/ou adolescência nos saudosos anos 90, a década da moda há algumas temporadas. Para facilitar a sua vida na busca de tendências para o verão e próximo inverno vou dar uma dica: pegue suas fotos antigas, seus VHS que estão guardados, lembre das bandas que ouvia e filmes que via. Pronto, já dá pra saber várias modinhas que estão bombando. 

Resolvi reunir alguns fatos que provam que quase tudo que usamos hoje é uma nova versão do que mais fazia sucesso há mais ou menos 20 anos atrás.

***ATENÇÃO: post recheado com altas doses de saudosismo de quem vos escreve. Esteja preparado!***

 

1. As roupas das Patricinhas de Beverly Hills
Quem disser que nunca viu esse filme está mentindo e eu afirmo com toda certeza que VIU SIM. Até porque, se não viu na época que era sucesso, viu na Sessão da Tarde pelos anos 2000. Um clássico.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.37.44

Não lembro direito da história do filme, só que as protagonistas eram meninas ricas que tinham tudo que queriam, eram as mais gatas e populares da escola, tinham celulares de última geração (risos) e usavam roupas incríveis que na época todo mundo sonhava em ter igual. E aí, eis que em 2013/2014 o nosso sonho se realiza e os conjuntinhos das ~patricinhas~ são tendência novamente e agora temos dinheiro pra comprar (em 10x sem juros na fast fashion mais próxima, mas temos). Chora, Alicia Silverstone.

Tendência: conjuntos de duas peças com a mesma estampa. Blusa e saia, calça e blazer, camisa e shorts, não importa, desde que tenham a mesma estampa e formem um conjuntinho. Destaque para as estampas xadrez, igualzinho ao look da protagonista do filme.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.37.57

 

2. Mochilinha
Gente, vou admitir pra vocês: essa mochilinha da Victor Hugo bem na direita já foi meu sonho de consumo, quando eu nem sabia a diferença entre o charme e o funk Victor Hugo e Pakalolo, mas todas as minhas amigas tinham e eu achava o máximo e queria também. Claro que tive umas genéricas, mas nunca ganhei a original (mãe, parabéns pelo bom senso de não dar uma bolsa de R$500,00 para uma criança). De marca ou não, to-do-mun-do usava esse modelo de bolsa/mochilinha.


Captura de Tela 2014-02-26 às 18.38.27

E então rola esse déjà vu da minha época do colégio! WTF?! Agora EU É QUE NÃO QUERO VOCÊ, MOCHILINHA DA VICTOR HUGO. Essa eu não vou aderir, vocês se animam?

Tendência: mochilinhas. Pequeninhas, de couro, bem parecidas com as que usávamos nos anos 90.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.38.15

 

3. Os tênis de plataforma das Spice Girls
Como não amar? Eu era muito, muito, muito fã delas, assim como a maioria das meninas da minha idade. Os tênis com as plataformas gigantes eram um dos ítens mais desejados na época. Algumas marcas até tentaram fazer alguns modelos que, obviamente, não chegavam aos pés dos que as Spice usavam, mas dava pro no figurino das “””bandas cover””” que rolavam em muitas garagens.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.39.03

Poderia ser uma piada, mas não é, parece que os tênis com plataformas estão de volta mesmo. Na temporada passada vieram com o salto menor e disfarçados com o nome de creepers (podem falar o que quiserem, pra mim esse tal de creeper é um tênis de plataforma, sim). Esse mês, na semana de moda de Londres que apresentou as tendências para o inverno 2015 , aparece na passarela para a marca britânica Ashish essa belezinha na esquerda da foto abaixo (e ainda tem as luzinhas, pra nos lembrar da infância MESMO). Não é muito bonito, mas admito que tenho apego pela tendência pelo meu histórico de Spice fan. <3

Tendência: tênis com plataformas retas.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.38.41

 

4. Tudo jeans
Uma tendência usada pelo melhor casal da década de 90, quiçá da história dos casais famosos, merece nosso respeito e atenção.


Captura de Tela 2014-02-26 às 18.39.11

Britney e Justin deram uma exageradinha básica, mas as misturas de vários tons de jeans era uma das modinhas mais reproduzidas na época e hoje voltou de forma bem mais sutil e simpática e já é usada há algumas temporadas. Eu curto!

Tendência: jeans com jeans. Seja a mistura de diferentes tons na mesma peça ou simplesmente usar duas peças jeans ao mesmo tempo. É cool, é fácil, é Britney. Se joga!

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.39.21

 

5. Macacão 
Olhem que fofura as irmãs Olsen, já eram trendsetters desde babys. E o que é o Justin (de novo) com o ‘N Sync e esses macacões enormes?

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.39.32

Reduzindo um pouco o efeito “roupa de pintor”, deixando os macacões mais ajustadinhos, essa tendência tá bombando fora do Brasil e tá sendo aceita aqui aos pouquinhos. Eu adoro, acho fácil e bonito.

Tendência: macacão jeans de calça, como nas fotos, ou de shortinho tipo jardineira.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.39.43

 

6. As camisas do Kurt Cobain
Kurt é um dos maiores ícones fashion da década da moda. O Nirvana apresentou o grunge pro mundo, não só pelas músicas, mas pelo estilo do vocalista, por isso, nada mais justo do que reproduzir a peça mais icônica dele nas tendências desse revival dos 90s.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.40.07

Tendência: camisa de flanela xadrez, vestindo como um casaco ou na cintura. Pra fazer jus ao estilo grunge, as camisas são largonas, podem ser até masculinas (olho no armário dos bofes). Eu adoro e já aderi!

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.39.56

 

7. Cabelos coloridos
Eu me lembro que na época todo mundo fazia de tudo para ter mechas coloridas, mas a forma mais comum de conseguir era pintar com papel crepom. Existiam também uns sprays coloridos e um produto que era tipo um rímel para cabelo que pintava mechinhas de várias cores, tudo no estilo lavou tá novo, é claro.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.41.02

Tendência: cabelos coloridos. Eles estão de volta e não é novidade, acho que desde 2012 circulam fotos de famosas e hipsters gringos com as madeixas das mais diferentes cores. A diferença é que agora é mais comum vermos os coloridos nas pontinhas dos cabelos, o chamado dip dye hair, do que em mechas ou no cabelo inteiro, como há 20 anos atrás. Eu acho bem legal, principalmente se você for adolescente (ou uma celebridade).

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.40.46

 

8. O penteado da Mel B e da Sailor Moon
Lembram da Sailor Moon? Era um desenho japonês que fazia sucesso na época que desenhos japoneses eram moda (Pokemon, quem não lembra?). E tinha a Mel B também né gent, outras celebridades até usavam esse penteado (por exemplo, Gwen Stefani no ítem acima), mas era muito a marca registrada da Scary Spice, não tem como não lembrar dela.


Captura de Tela 2014-02-26 às 18.41.29

Tendência: agora decidiram chamar esse penteado de double bun e virou modinha de novo. Ele veio aparecendo discretamente, em uma celebridade aqui, um desfile ali, até que Miley Cyrus aparece no VMA usando e causando até não poder mais, e toda a discrição do coitado do penteado vai pro espaço. Não é uma tendência fácil nem muito disseminada por aqui, acredito que não vai pegar, mas tá aí registrado como mais uma modinha dos 90s que voltou.

Em tempo, deixo aqui registrado que não vou aderir e vou continuar chamando de penteado da Mel B.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.41.56

9. Marcas aparentes
Vocês aí, que julgaram o rei do camarote porque ele disse que é essencial usar roupas de marca ~na balada~, podem parar. Atire a primeira pedra quem nunca usou uma camiseta/moletom/jaqueta do Hard Rock Café ou Planet Hollywood com o logo bem grandão no meio da roupa. E era super cool usar peças de roupa com a marca estampada bem aparente, de Chanel a Fido Dido.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.42.10

Tendência: logo fever. É isso mesmo, usar peças de roupa com o logo da marca estampado está de volta e com muita força, o estilo dos “rolezeiros” e da galera do funk ostentação – que não só usa marcas aparentes nas roupas, como cita-as nas músicas – não me deixa mentir. Eu, particularmente, tenho muita implicância com essa tendência, independente da marca, independente da peça de roupa. Tem tanta estampa legal por aí, acho que não precisa usar uma camiseta com a marca gigante no peito, não importa que marca for essa. Dos exemplos abaixo, a única que me agrada um pouco é a da Adidas, por ter essa cara meio retrô, mas ainda assim, acho que eu não usaria.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.42.23

 

10. Camisetas de basquete e baseball
Foi na década de 90 que ambos os esportes atingiram seu ápice. O Basquete, que viveu a época de ouro da NBA, com Michael Jordan e Magic Johnson, e o Baseball, que no Brasil sempre foi bem menos popular, mas também afirmou sua popularidade nessa época, com jogos da MLB (Major League Baseball) transmitidos semanalmente na TV americana.


Captura de Tela 2014-02-26 às 18.42.46

Tendência: number tee é o nome fashion dessa modinha, mas nada mais é do que uma releitura de camisetas de basquete ou baseball, as de basquete bem mais literais. A tendência já cansou um pouco, principalmente das de baseball, que começou a bombar aqui na temporada passada, mas foi tanto que até enjoou. A de basquete ainda não é tão comum e me agrada mais, curti!

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.42.36

 

11. Estampa de girassol
Era tendência na época, mas mais usada por adultos do que por crianças. Eu não me lembro de ter alguma roupa assim, mas lembro muito de ver essa estampa sendo usada! Vocês lembram?


Captura de Tela 2014-02-26 às 18.43.08

Tendência: sunflower print, ou estampa de girassol mesmo. Aparece em todo tipo de peça de roupa, mas principalmente em shortinhos e conjuntinhos. As celebs e as gringas estão usando muito, principalmente em festivais. Eu adoro, acho fofo e simpático. ;)

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.42.55

 

12. Bandanas
Vocês lembram que usar bandana era o máximo? E se usava não só na cabeça, mas também em peças de roupa, como a Beyoncé, na época uma Destiny Child. Axl Rose e 2pac, ícones da década, usavam a bandana como marca registrada.

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.43.22

Tendência: the bandanas are back, para serem usadas no cabelo ou como estampa. A estampa lindíssima, remete aos anos 90 de uma forma menos forçada. Na cabeça é um pouco mais difícil de usar, mas também fica muito legal. Tenho um amigo que diz que “winners wear bandanas”, acho que concordo com ele. :)

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.43.32

É isso.

Curtiram? Eu adorei fazer esse post e relembrar a minha infância e pré adolescência. <3

Fiz uma seleção mega especial pra vocês de hits noventistas com as bandas e cantores citados nesse post. Divirtam-se. :)

November Rain, Guns N’ Roses. A banda é da década de 80, mas no começo da década de 90 era uma das maiores bandas do mundo e bombou com sucessos como esse.

 

 Smells Like Teen Spirit, Nirvana. Primeiro single do segundo disco da banda, que surgiu em 1987, mas atingiu o sucesso na década seguinte.

 

 Don’t Speak, No Doubt. A banda de Gwen Stefani,  formada na década de 80 bombou em 1995 com o hit Don’t Speak.

 

Wonderwall, Oasis. Surgiram em 1994 já com muito sucesso, mas o auge foi em 1995, com essa música. 
(ok, eu não citei Oasis no post, mas sou fãzona deles e como eles também são um símbolo da década eu coloquei-os aqui, perdoem-me ;))

 

Wannabe, Spice Girls. O auge do sucesso das Spice foi em 1996.

 

Changes, 2pac. O maior rapper de todos os tempos foi morto em 1996 no auge da sua carreira. 

 

Bye, Bye, Bye, ‘N Sync.  O grupo surgiu em 1997, mas manteve sucesso até os anos 2000.

 

Baby One More Time, Britney Spears. O primeiro single da Brit é de 1998.

 

Say My Name, Destiny’s Child. A banda formada em 1997 atingiu o auge no final dos anos 90, começo de 2000.