Hoje, dia 25 de fevereiro de 2014, George Harrison, o meu Beatle favorito, completaria 71 anos. Ele morreu de câncer há pouco mais de 12 anos, mas continua vivo com suas músicas imortais e com seu legado inesquecível como um dos maiores guitarristas da história da música (eleito pela revista Rolling Stone).

George era o menos popular dos 4 Beatles e esse é um dos motivos de eu gostar tanto dele (#docontra). Outro motivo, além de vááááários outros, é que ele era, definitivamente, o Beatle mais cool e estiloso do grupo. Separei algumas razões para convencer vocês disso:

1. Ele que inventou o penteado clássico tipo “cogumelo” dos Beatles e deu até um nome para ele: Arthur (sim, o nome do penteado é Arthur!!).

beatles-grammy-tribute-2008-hanks-across-universe

Segundo a Biografia Espiritual de George Harrison (que eu li e recomendo pra quem curte), quando os Beatles ainda estavam tentando o sucesso, foram para Hamburgo no começo da década de 60 começar sua carreira e fizeram amigos alemães artistas que George considerava pessoas “influentes e cool”, na época ele usava o cabelo com um topete, fixado com vaselina. George estava com os amigos alemães e entrou na piscina e a vaselina saiu do seu cabelo, os amigos, entendidos do assunto, disseram que estava legal, para ele deixar assim e George pensou “essas pessoas são tão cool, deve estar bom mesmo, vou deixar assim”. Logo depois John e os outros Beatles aderiram e virou marca registrada dos primeiros anos da banda.

beatles-young-george-1040-083109

Antes do banho de piscina

O nome do corte de cabelo foi uma resposta irônica que George deu a um repórter que fez essa pergunta.

tumblr_n06ak66HkE1sh5jnso1_250 tumblr_n06ak66HkE1sh5jnso2_250

 

2. George estava sempre ligado nas ~tendências~

TheBeatles

Olha só, Paul, John e Ringo de calça mais larga, tipo “boca de sino” e George com o jeans mais ajustado.

 

Abbey Road

George super trendy de jeans com jeans.

 

beatles-rooftop

Repara no look do George ali no cantinho direito: o único de calça colorida e All Star!

 

3. George “étnico”. 

REX_THE BEATLES_331786F

Sabe a fase “indiana” dos Beatles? Em que todos foram para a Índia fazer um retiro e tinham um guru espiritual? Foi ideia e influência de George, que, no meio da década de 60 e auge do sucesso dos Beatles, se envolveu com a cultura indiana, inicialmente atraído pelos instrumentos e logo depois pela religião. Os outros Beatles não insistiram muito na empreitada espiritual e George foi o único que manteve sua crença e admiração pelo hinduísmo e pela cultura indiana até o dia de sua morte. Muita gente considera que os Beatles (logo, o George) foram os responsáveis pela popularização dessa cultura no ocidente, incluindo a prática do Yoga, que ele também era adepto.

tumblr_mw9rtb00kd1r7yav0o1_500

george etnico

George Harrison Living In The Material World 3

RR09_293_lg

 

4. Ele não tentava ser cool

George era chamado de The Quiet Beatle pela mídia da época, mas embora fosse o mais introvertido dos 4 estava longe de ser quieto. Ele só não tinha muita afeição com os holofotes e com o showbiz e fazia parte da banda por amar tocar sua guitarra, que era o que queria fazer para o resto da sua vida, mas a fama nunca foi algo que ele buscou ou admirou.

large (1)

George era esquisito, não tinha muito jeito no palco, com as câmeras, mas era uma esquisitice legal de quem não está muito preocupado com o fato de ser uma das pessoas mais famosas do mundo. Tem um tumblr que eu adoro e que exemplifica muito essa falta de intimidade dele com as câmeras, que é o Awkward George, só de fotos e gifs de George sendo estranho.

awkward4

Que bela dança!

 

Fabulous Beatles

“Tão tirando foto? Mas é a hora do meu lanche!”

 

The Beatles Pop Group

George não estava muito preocupado com seja lá o que estivesse acontecendo.

 

awkward

Que bela pose para uma foto (Paul não curtiu isso).

Tem coisa mais cool no mundo do que ser um Beatle, mas não estar “nem aí” pra isso?

 

5. E, por fim, ele usava os melhores looks

Acho que usar roupas bizarras fez parte do charme estranho de George Harrison. Ele misturava estampas de uma forma meio descoordenada e mesmo assim parecia absolutamente adequado – e cool.

georgelook

Chapéu, blazer grande pro tamanho dele, gravata estampada. George sendo adoravelmente estranho.

 

george1

“Affff, e John achando que arrasa com aqueles óculos redondos sem graça”

 

george

Uma bela estampa

 

george2

Colete estilo mexicano e camisa floreada, qual a chance de dar certo? Uma: sendo George Harrison.

 

george 3

Conjuntinho

 

george 4

Apenas querendo esse blazer para mim.

 

george 5

“Essa calça listrada que era modinha EU JÁ USAVA ANTES.”

 

george5

Ôhmmmmmm (mais uma jaqueta dele que eu queria pra mim!).

 

tumblr_mu5p7m4Wvq1skspv0o1_500

Casaco que poderia ter sido do avô de George.

 

george6

Que linda combinação de estampas!

 

tumblr_lv4qukIDvm1qi4cn3o3_250

E vocês, hipsters, achando que tinham um bigode legal.

 

tumblr_mptlzox1Vl1qk88e5o1_500

De camisa, sunga e sapatos brancos tocando guitarra com os Beatles. Se isso não é ser absolutamente cool, eu não sei o que é. 

E aí, concordaram comigo? É claro que a maioria desses argumentos é uma grande brincadeira e é tudo uma homenagem pelo aniversário do eterno guitarrista dos Beatles. Feliz aniversário, George, RIP. <3

Curtam a minha seleção de músicas  dele com os Beatles ou na carreira solo: